Uerj institui 2022 como Ano Comemorativo Darcy Ribeiro e lança calendário sobre o intelectual

11/01/202213:32

Sociólogo, antropólogo, professor, escritor, indigenista, membro imortal da Academia Brasileira de Letras, ex-ministro da Educação e da Casa Civil, Darcy Ribeiro é a personalidade homenageada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 2022, ano que marca o centenário de seu nascimento. A escolha está publicada no Ato Executivo de Decisão Administrativa (Aeda) 02/2022.

Darcy Ribeiro faleceu em 1997, deixando como legado a construção de importantes políticas públicas educacionais no Brasil. Ao longo de sua carreira, ajudou a fundar a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Gravou sua marca na criação de um ambicioso projeto de educação pública em tempo integral no Rio de Janeiro por meio dos Centros Integrados de Educação Pública, os Cieps. Até hoje, os prédios desenhados por Oscar Niemeyer compõem a paisagem urbana nos municípios fluminenses e recordam o trabalho de Ribeiro como vice-governador do estado.

O ano será marcado por diversas iniciativas para celebrar a memória deste importante intelectual brasileiro. O lançamento do Calendário Ano Darcy Ribeiro na Uerj 2022 é a primeira ação. Elaborado pela Diretoria de Comunicação Social (Comuns), o calendário pode ser baixado gratuitamente e traz informações e links em QR code para conteúdos relevantes sobre o sociólogo.

Darcy Ribeiro foi um dos responsáveis pela organização da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei 9.394/1996), que regulamentou o sistema educacional público e privado no país, desde a educação básica até o ensino superior. Foi um símbolo de resistência às discrepâncias sociais e trabalhou incessantemente, na política e na educação, por um Brasil renovado e com ensino de qualidade.

Defensor intransigente da consolidação do Estado Democrático de Direito no país, lutou contra a ditadura militar e pela causa indígena, criando o Museu do Índio. Por sua trajetória em diversas áreas do conhecimento, “tinha várias peles”, como ele mesmo costumava dizer, que o levaram a ser homenageado como Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Sorbonne, Copenhague, Uruguai, Venezuela e pela Universidade de Brasília, da qual foi idealizador e primeiro reitor.

Baixe o calendário Ano Darcy Ribeiro na Uerj 2022.