Uerj firma acordo com governo japonês para instalação de sala multimídia com tecnologia de ponta

10/02/202315:36

A parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o governo do Japão acaba de gerar mais um fruto. Em solenidade realizada na última segunda-feira (6), um novo convênio firmado entre a Uerj e o programa governamental japonês Grant Assistance for Cultural Grassroots Projects garantiu a concessão de recursos para a instalação de um laboratório multimídia, localizado no 7º andar do campus Maracanã, no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD).

A doação, na ordem de 74.800 dólares, foi intermediada pelo Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e se destina à criação de uma sala com tecnologia de ponta, dotada de recursos audiovisuais e de videoconferência de última geração e estrutura para interpretação simultânea. A sala abrigará ainda a Cátedra Jica Chair, no âmbito do convênio firmado entre a Uerj e a Japan International Cooperation Agency (Jica) em março de 2022.

Projeto prevê recursos audiovisuais de última geração e estrutura para interpretação simultânea

Concebido e desenvolvido conjuntamente pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), o Setor de Japonês do Instituto de Letras e o Global Japan Office, escritório da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (Tufs) na Uerj, o projeto da sala modelo prevê um espaço multidisciplinar, que ficará acessível aos demais setores e institutos da Universidade.

Entre os objetivos do laboratório está a promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária, tais como defesas de trabalhos finais, disciplinas, cursos, seminários e aulas de graduação e pós-graduação, com docentes e discentes em modo presencial e/ou remoto. “Esse projeto vai abrir as portas do PPGD da Uerj para o mundo, contribuindo muito com a internacionalização da pós-graduação. A sala supertecnológica vai possibilitar que organizemos congressos internacionais a distância, envolvendo não só o Japão, mas outras jurisdições. Poderemos oferecer aos nossos alunos um acesso a tudo o que há de melhor lá fora, convidando professores estrangeiros para bancas, seminários e congressos”, comemora a coordenadora do PPGD, Gisela Sampaio.

Cônsul do Japão, Ken Hashiba, e reitor da Uerj, Mario Carneiro

Uma parceria exitosa

Durante a solenidade, o reitor Mario Carneiro destacou que o projeto do laboratório multimídia é uma das ações que vêm sendo desenvolvidas para estreitar a relação bilateral entre a Universidade e o Japão, a partir do convênio firmado com a Jica, como a criação da Cátedra Fujita-Ninomiya e a doação de livros da Nippon Foundation à biblioteca de Ciências Jurídicas da Uerj (CCS/C). “O convênio com o governo japonês vem rendendo muitos frutos e um ganho institucional importante para a Uerj. Agradeço ao Consulado do Japão por nos honrar com mais esse momento histórico para a Universidade”, afirmou.

De acordo com o cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba, por meio do apoio do governo japonês, espera-se que a Uerj se torne um polo para estudos japoneses no Brasil e a compreensão sobre o país asiático se expanda não apenas no nível acadêmico, mas para além dos muros da instituição. “Que essa assistência a projetos comunitários culturais permita que a Uerj se torne base para as pesquisas relacionadas ao Japão, fazendo com que esta Universidade desempenhe um papel cada vez mais importante. Ainda temos várias atividades até que a sala modelo seja realmente concluída, como a compra dos itens da doação e obras de renovação. O Consulado vai fazer o que for possível para implementar esse projeto o quanto antes e assim fortalecer ainda mais os nossos laços com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro”, assegurou.

Foto: Monica Regadas / Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro