Uerj divulga edital para Vestibular Estadual 2023 com mais de 6 mil vagas nos cursos de graduação

03/10/202211:06

O edital do Vestibular Estadual 2023 foi publicado, nesta segunda-feira (3), pelo Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Serão oferecidas 6.256 vagas em 75 cursos de graduação, localizados nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis e Resende. A prova será realizada no dia 4 de dezembro, e as inscrições, que começam hoje, vão até o dia 17 de outubro, pelo site www.vestibular.uerj.br.

Os cursos da extinta Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), incorporada à Uerj em 2022, já integram o edital do vestibular. O campus em Campo Grande traz novidades à Universidade, como as graduações de Farmácia, Tecnologia Naval, Engenharia de Materiais e Engenharia Metalúrgica.

Exame Único e indicações de leitura

A prova contará com 60 questões objetivas e uma prova de redação, ainda seguindo o formato de Exame Único. No entanto, de acordo com o diretor do Dsea, Gustavo Bernardo Krause, estima-se que o método de avaliação tradicional volte a ser executado no próximo ano. “A previsão é retornarmos com o nosso modelo de dois exames de qualificação e um discursivo no ano que vem, na seleção de 2024”, afirma.

Para a realização da prova de Língua Portuguesa e Literaturas, deve ser lido o romance “Niketche”, de Paulina Chiziane. Para a prova de redação, a indicação de leitura é o romance “Não me abandone jamais”, de Kazuo Ishiguro. Neste ano, o Ciclo de Palestras do Vestibular Estadual retornará ao formato presencial e acontecerá sempre às 15h, no Auditório 11 do campus Maracanã. Com transmissão da TV Uerj, as palestras ficarão disponíveis no YouTube para que os candidatos possam acessá-las a qualquer momento. Os encontros acontecerão nos dias 19 de outubro, 17 e 22 de novembro.

Cotas

De acordo com a Lei Estadual 8.121/2018, 45% das vagas são destinadas aos candidatos comprovadamente carentes, distribuídos pelos seguintes grupos: 20% para estudantes negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas; 20% para estudantes oriundos de ensino médio da rede pública de ensino; 5% para pessoas com deficiência e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço. Para concorrer às vagas reservadas, é preciso ter renda per capita (por pessoa da família) mensal de, no máximo, R$ 1.818,00.

Dúvidas sobre cotas devem ser encaminhadas para o e-mail cotas@dsea.uerj.br . Há ainda atendimento telefônico de segunda a sexta, das 9h às 17h: (21) 2334 0004, (21) 2334 0010, (21) 2334 0020, (21) 2334 1106 e (21) 2334 1107.

Validação da Autodeclaração

O Vestibular 2023 contará com a atuação da Comissão de Validação da Autodeclaração (CPVA), criada no ano passado com a finalidade de verificar a regularidade das declarações apresentadas, evitando as chances de fraude ou de falsidade ideológica. Os candidatos que tiverem o resultado da análise socioeconômica deferido passarão pelo processo da análise racial, que poderá ocorrer em três etapas:  fotografia, entrevista on-line e entrevista presencial.  Aqueles que obtiverem o indeferimento da autodeclaração continuarão participando da seleção pelas vagas de ampla concorrência.

A comissão será composta por 60 membros, sendo 20 do corpo docente, 20 servidores técnico-administrativos e 20 do corpo discente da Universidade.

Cabo Frio

Por razões administrativas, não foi possível inserir os cursos do campus Cabo Frio – Medicina, Geografia e Ciências Ambientais – no Edital do Vestibular 2023. O Dsea está preparando um processo seletivo isolado, para entrada no segundo semestre do ano. Acompanhe pelo site www.vestibular.uerj.br e canais oficiais da Universidade.