Uerj divulga edital para Vestibular Estadual 2022, oferecendo mais de 5.700 vagas em seus cursos de graduação

16/12/202120:02

Diretoria de Comunicação da UERJ

O Departamento de Seleção Acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) divulgou, nesta quinta-feira (16), o edital do Vestibular 2022. Serão oferecidas 5.736 vagas em 64 cursos de graduação, localizados nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis e Resende. As inscrições começam nesta sexta, 17 de dezembro, e vão até o dia 12 de janeiro, pelo site https://www.vestibular.uerj.br.

Em função do impacto da pandemia de Covid-19, mais uma vez a seleção será feita em exame único, com questões de múltipla escolha e redação. A prova está marcada para o dia 20 de março de 2022. A parte objetiva englobará 60 questões relacionadas às seguintes disciplinas: Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa / Literatura, Matemática e Química. O conteúdo cobrado inclui também a leitura dos livros “Uma Janela em Copacabana”, de Luiz Alfredo Garcia-Roza, e “Sonetos”, de Luís de Camões.

De acordo com os calendários acadêmicos definidos anteriormente pela Universidade, as aulas do primeiro semestre terão início em 13 de junho. Já os candidatos classificados para o segundo semestre vão começar o curso em 19 de outubro.

Sistema de reserva de vagas

Candidatos que vivem em condição de carência socioeconômica podem concorrer à reserva de vagas do vestibular. Para atender a esse requisito, a renda per capita (por pessoa da família) mensal bruta deve ser igual ou inferior a R$1.650,00. As vagas são distribuídas da seguinte forma:

  • 20% para estudantes negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas;
  • 20% para estudantes oriundos de ensino médio da rede pública de ensino;
  • 5% para pessoas com deficiência, filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária mortos ou incapacitados em razão do serviço.

O estudante que ingressa na Universidade pelo sistema de cotas recebe a Bolsa-permanência, atualmente no valor de R$ 550,00, até o tempo máximo de integralização curricular previsto para cada curso. O intuito é garantir a frequência nas disciplinas e atividades por meio dessa ajuda de custo. 

A Uerj foi pioneira no sistema de reserva de vagas, possibilitando que jovens de camadas sociais mais desfavorecidas pudessem cursar o ensino superior. Implantado na gestão da reitora Nilcea Freire, o sistema segue se aperfeiçoando ao longo dos anos, tornando a Uerj a universidade mais inclusiva do país.

Guia dos cursos

Para auxiliar os candidatos na escolha da carreira a seguir, a Pró-reitoria de Graduação (PR1) da Universidade preparou um guia, em formato digital PDF, com todas as informações relevantes dos cursos oferecidos, suas diferentes habilitações, licenciaturas e bacharelados. No documento, é possível encontrar informações como duração, turno, disciplinas, perfil do aluno e mercado de trabalho.

Ao acessar o fluxograma de interesse, o estudante poderá visualizar toda sua trajetória acadêmica, desde o ingresso pelo vestibular, até a conclusão da graduação. Para facilitar a pesquisa, o índice foi organizado por ordem alfabética de curso e também por campus.

Acesse o Guia dos Cursos de Graduação da Uerj.