Uerj comemora 73 anos com homenagens a servidores e entrega do prêmio Anísio Teixeira

15/12/202317:48

O reconhecimento à dedicação dos servidores marcou a celebração dos 73 anos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na última quarta-feira (13), no Teatro Odylo Costa, filho, no campus Maracanã. O prêmio Anísio Teixeira foi entregue aos técnicos administrativos que se destacaram em suas atividades laborais durante 2023. E aqueles que completaram 25 e 40 anos de trabalho na Universidade também foram homenageados.

Na abertura da solenidade, a superintendente de Gestão de Pessoas, Cláudia Rebello de Mello, parabenizou os servidores, destacando sua contribuição para a construção de um espaço inovador, inclusivo e plural. “É um privilégio celebrar a sinergia e colaboração que fazem da Uerj uma comunidade única. Os profissionais homenageados hoje personificam valores muito raros e caros. A dedicação não é apenas ao cumprimento de suas responsabilidades, mas principalmente à promoção do conhecimento e ao fortalecimento da nossa instituição. Seja na administração, no suporte técnico, na pesquisa ou na docência, cada um de vocês desempenhou, e continua desempenhando, um papel vital no sucesso da nossa casa”, afirmou.

3ª edição do Prêmio Anísio Teixeira

Representando os 20 servidores técnico-administrativos contemplados com o prêmio Anísio Teixeira, dentre 141 indicados, a coordenadora da Enfermagem do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), Rejane Araújo de Souza, relembrou momentos difíceis, como a pandemia de Covid-19. E ressaltou que desafios como esse podem ser superados com união.

“Vamos construir um ambiente de trabalho que faça com que a gente saia de casa feliz para vir pra cá. Vamos construir histórias de muito sucesso. Tudo na minha vida passa por essa Universidade. Estarei sempre aqui, até quando me for permitido”, disse a enfermeira.

25 e 40 anos de Uerj

ma apresentação musical do trio formado por Rô Araújo, no vocal, João Marcelo Oliveira, na bateria e Ricardo Benevides, na guitarra, animou o teatro com músicas que estavam fazendo sucesso 25 e 40 anos atrás. Em seguida, o professor Ronaldo Damião, diretor do Hupe e porta-voz dos servidores que completaram 40 anos de Uerj, relembrou a magnitude da instituição que completou mais de sete décadas.

“A Uerj é um símbolo de resistência, inserção social e excelência acadêmica. O valor da produção científica, as centenas de projetos de extensão em desenvolvimento, a promoção da cultura e dos inúmeros serviços prestados à população. É um orgulho para cada um de nós fazer parte desta notável universidade”, declarou Damião. Ele finalizou citando o educador Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

A técnica Maria Angélica Marques Rocha, da Superintendência de Gestão de Pessoas, representou os profissionais que completaram 25 anos de Uerj em 2023. “Sejamos inteiros, ávidos por dividir alegria e vida. É tempo de sermos gratos por aqueles que nos fazem melhores, que nos aperfeiçoam como gente e como profissionais”, disse em sua mensagem.

Encerrando a celebração, o reitor Mario Carneiro convidou a reitora eleita, Gulnar Azevedo, para dizer algumas palavras. “Essas homenagens significam que a Uerj está viva. Temos muito a fazer, mas contamos com muita experiência acumulada ao longo desse tempo, com a dedicação dos nossos servidores. Temos um futuro muito promissor, que vem sendo construído ao longo de gerações e com muita esperança de que essa universidade vai cumprir seu papel para o estado de Rio de Janeiro e para o Brasil”, enalteceu a professora.

O reitor recordou sua própria chegada à Uerj e exaltou os profissionais que a compõem. “Vivemos momentos maravilhosos e também muito difíceis. A pandemia, especialmente, mostrou a capacidade da universidade de trabalhar em prol da população. Então, só temos que parabenizar muito esses servidores que estão completando 25 e 40 anos. E tenho certeza de que, daqui a alguns anos, vamos avançar no patamar das melhores universidades do país. Não tenho a menor dúvida disso”, afirmou.