Uerj celebra centenário de Ana das Carrancas com lançamento de calendário sobre a artista popular pernambucana

18/02/202311:50

O aniversário de 100 anos da ceramista, escultora e louceira pernambucana Ana Leopoldina Santos, a Ana das Carrancas, será celebrado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro neste sábado (18/2) com o lançamento de um calendário contendo as datas mais marcantes da trajetória da artesã. Produzido pela Diretoria de Comunicação Social (Comuns), o material inclui links em QR Code de conteúdos multimídia, e já pode ser pode ser baixado gratuitamente na versão digital.

Nesta data, também entra no ar o podcast especial produzido pela Rádio Uerj para contar a história e o trabalho de Ana das Carrancas. O programa apresenta entrevistas com Maria da Cruz Santos, filha da artesã, e Henrique Marques Samyn, professor do Instituto de Letras da Uerj, que escreveu um poema sobre a sua obra.

As ações são as primeiras do Ano Comemorativo Ana das Carrancas, instituído pela Uerj para homenagear o centenário de uma das artistas populares mais importantes do Nordeste brasileiro. Diversas iniciativas para celebrar a memória da “Dama do Barro”, que fez uso de suas carrancas para mudar o destino e escapar das mazelas que a cercavam no sertão pernambucano, serão promovidas pela Universidade ao longo de 2023.

Baixe o calendário Ano Comemorativo Ana das Carrancas na Uerj.