Uerj celebra 71 anos de conquistas e homenageia servidores que completam 25 e 40 anos de trabalho

02/12/202113:27

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) alcança a marca de 71 anos de história e muitas contribuições à sociedade, no dia 4 de dezembro de 2021. A data será comemorada em cerimônia no Teatro Odylo Costa, filho, campus Maracanã, no dia 3, às 15h, com um agradecimento àqueles que constroem, diariamente, a trajetória da instituição, reconhecida por sua excelência acadêmica e seu compromisso social com a democracia, a inclusão e a diversidade. Durante o evento, serão homenageados os servidores que alcançaram 25 e 40 anos de trabalho e dedicação.

Nestes quase dois anos da pandemia de Covid-19, a Uerj destacou-se por sua relevante atuação no combate à doença, em várias frentes: no tratamento da população, com o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe); na testagem, com a Policlínica Piquet Carneiro (PPC); na prevenção, com a aplicação de mais de 70 mil doses de vacina; e ainda nas inúmeras pesquisas e estudos desenvolvidos pelas diversas áreas do saber.

Diante da impossibilidade da manutenção do ensino presencial, a Universidade adotou a modalidade remota, sem deixar ninguém para trás. Promoveu completo programa de inclusão e assistência estudantil, distribuindo aos estudantes em vulnerabilidade social tablets e pacotes de dados, além de auxílios para alimentação, transporte, creche e material didático. Manteve ainda a bolsa-permanência dos alunos cotistas que precisaram trancar os estudos no período.

Pioneira na adoção de políticas afirmativas, como as cotas raciais para ingresso pelo vestibular, a Uerj se consolidou como uma das principais referências em ensino, pesquisa, extensão e cultura, tanto em âmbito regional como nacional. Além da capital, a Uerj está presente em Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Resende, São Gonçalo e Ilha Grande. Em 2021, chegou à Região dos Lagos, com a inauguração do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, em Cabo Frio.

Criada em 1950, a então Universidade do Distrito Federal (UDF) reuniu inicialmente quatro instituições: Faculdade de Ciências Econômicas do Rio de Janeiro, Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, Faculdade de Filosofia do Instituto La-Fayette e Faculdade de Ciências Médicas. Hoje, já são mais de 30 unidades acadêmicas, que oferecem 56 cursos de graduação (somando bacharelados, licenciaturas, habilitações e ênfases, o número chega a 103), 68 de mestrado, 50 de doutorado e 166 de especialização. Inclui ainda a educação básica, no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj).

A história desses 71 anos de lutas e conquistas da Uerj só é possível graças à dedicação de inúmeras pessoas que assumiram o compromisso de honrá-la e perpetuá-la, de forma coerente com seus valores. Confira abaixo a lista dos homenageados.

Solenidade em homenagem aos servidores:
3 de dezembro de 2021, às 15h, Teatro Odylo Costa, filho – Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã.

IMPORTANTE: Para acesso ao evento, será necessário apresentar documento de identificação com foto e comprovante de vacinação. Se puder, leve um quilo de alimento não perecível. As doações serão encaminhadas à campanha Frente de Mobilização da Maré.