Uerj aprova criação do curso de graduação em Fisioterapia; serão ofertadas 30 vagas por meio do Vestibular

29/08/202511:37

Diretoria de Comunicação da Uerj
Conselheiros do Csepe aprovam criação do curso de Fisioterapia da Uerj

Por unanimidade, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe) da Uerj aprovou, na última quinta-feira (28), a criação do curso de Fisioterapia. A nova graduação será ofertada pelo Instituto de Nutrição, vinculado ao Centro Biomédico, com ingresso anual de 30 alunos, selecionados por meio do Vestibular Estadual, e início previsto para o segundo semestre letivo de 2026.  

Segundo a professora Cintia Chaves Curioni, relatora da proposta no Csepe, o processo de elaboração amadureceu ao longo de mais duas décadas de articulações e planejamento. “O curso de Fisioterapia observa mérito acadêmico, relevância e adequação técnico-pedagógica. Essa aprovação no âmbito das instâncias superiores da Uerj reforça seu papel estratégico como formadora de profissionais para o SUS e atende a uma demanda social de longa data, fortalecendo institucionalmente o compromisso da Universidade com a ampliação qualificada de sua oferta acadêmica”, afirmou.

A relatora Cintia Chaves Curioni, professora do Instituto de Nutrição

Cintia apontou ainda a carência de formação pública em Fisioterapia no estado do Rio de Janeiro, com apenas dois cursos de graduação existentes, um na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e outro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ).

A relatora também lembrou que a Uerj já dispõe de técnicos fisioterapeutas que compõem as equipes de saúde do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PPC) e do Núcleo do Envelhecimento Humano (Nuceh), além de equipe multiprofissional integrada ao SUS. “Isso favorece um ecossistema institucional propício ao desenvolvimento do curso e constitui diferencial importante para práticas, estágios e atividades de extensão e pesquisa”, argumentou.

Na plateia, profissionais de Fisioterapia da Uerj celebram aprovação do novo curso

Já o vice-reitor Bruno Deusdará destacou o trabalho intenso dos servidores envolvidos no processo. “Estamos dando um passo muito importante. A Uerj está, mais uma vez, cumprindo seu papel de disputar com as faculdades privadas o sonho da juventude e mostrando a universidade pública como o caminho a ser perseguido”, frisou.

Médica sanitarista, a reitora Gulnar Azevedo e Silva também ressaltou a relevância do novo curso. “A Fisioterapia faz parte do cuidado e promoção da saúde em todas as etapas da vida. Vamos fazer um curso integrando as diferentes unidades acadêmicas e assistenciais da Uerj, mantendo sempre nosso compromisso com o Sistema Único de Saúde”, finalizou.

Fotos: George Magaraia