Uerj aprova concessão de títulos Honoris Causa à ministra Sonia Guajajara e ao professor Pedro Geiger

05/04/202420:39

Em sessão realizada nesta sexta-feira (5), o Conselho Universitário da Uerj aprovou a concessão do título de doutora e doutor Honoris Causa à ministra Sonia Guajajara e ao geógrafo Pedro Geiger. É a primeira vez que a Universidade homenageia uma pessoa indígena com sua mais alta honraria, e também o primeiro Honoris Causa concedido por uma universidade brasileira à ministra.

A líder indígena Sonia Guajajara é pioneira à frente do Ministério dos Povos Indígenas. Formada em Letras e Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e pós-graduada em Educação Especial, destaca-se por sua luta pelo meio ambiente e pelos direitos dos povos originários. Em 2018, Sonia foi candidata à vice-presidência do Brasil na chapa com Guilherme Boulos (PSOL) e, em 2022, foi eleita deputada federal (PSOL) pelo Estado de São Paulo. O reconhecimento do ativismo indígena e socioambiental fez com que seu nome ganhasse também projeção internacional, levando à participação em diversas instâncias da Organização das Nações Unidas (ONU), como o Fórum Permanente para Questões Indígenas, o Conselho de Direitos Humanos e as Conferências Mundiais do Clima.

Sonia Guajajara / Foto: Divulgação – Governo Federal

A decisão de conceder a honraria à integrante do Povo Tentehar (Guajajara) acontece no mesmo dia em que o escritor Ailton Krenak toma posse como imortal da Academia Brasileira de Letras. “A Uerj deve reforçar o seu compromisso social com o princípio de visibilização e reparação histórica em nome de todas as populações originárias. O histórico do trabalho de Sonia Guajajara revela a sua influência positiva na sociedade e a importância de seu engajamento para promover a justiça social, a preservação ambiental e os direitos humanos”, declarou Affonso Nunes, conselheiro e relator do processo.

Já o professor e pesquisador carioca Pedro Geiger, 101 anos, tem sua longa história conectada à trajetória do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde trabalhou por mais de 40 anos. Com uma produção de cerca de 70 títulos, entre livros e artigos em revistas especializadas, é referência em geografia urbana, industrial e humana. Em 2010, aos 87 anos, ingressou como professor visitante da graduação e da pós-graduação do Departamento de Geografia Humana (Igeog) da Uerj.

Pedro Geiger / Foto: Licia Rubinstein (Agência IBGE Notícias)

Geiger esteve presente em diversas instituições brasileiras e internacionais. Foi professor visitante nas universidades de Toronto, Columbia, Texas e Sorbonne, em Paris; lecionou em cursos na USP e na UFRJ.

O professor realizou importantes estudos sobre a ocupação espacial de áreas específicas como a região de Teófilo Otoni e Colatina e da Baixada Fluminense. Também apresentou uma proposta de divisão do Brasil em regiões geoeconômicas que não considerava apenas os aspectos físicos do país. “Todos esses trabalhos hoje são referência para estudos atuais e amplamente aproveitados por pesquisadores e alunos de geografia, assim como mestrandos e doutorandos da área”, sublinhou a professora Jacira Castanharo, relatora do parecer favorável durante a sessão no plenário.

Solenidade agendada

A cerimônia de concessão do título ao professor Pedro Geiger será realizada no dia 29 de abril, às 17h, na Capela Ecumênica, no campus Maracanã da Universidade. O evento, que contará com a presença do presidente do IBGE, Marcio Pochmann, marca também o lançamento do livro “Redes sociais do Urbano Brasileiro”, escrito por Geiger, às 18h, no subsolo da Capela.

Os homenageados chancelados nesta sexta-feira pelo Conselho Universitário se juntam a Keila Simpson e Gilberto Gil, recém-aprovados para recebimento da distinção. A cerimônia de concessão do título a Simpson ocorrerá no dia 18 de abril, às 15h, na Capela Ecumênica. Já a solenidade para o ex-ministro e multiartista Gilberto Gil acontece em 18 de junho, às 17h, no Teatro Odylo Costa, filho.

Sessão contemplou apresentações

A sessão do Consun contou ainda com uma apresentação da pró-reitora de Extensão e Cultura (PR3), Ana Maria de Almeida Santiago, sobre o Aeda 011/REITORIA/2024, que institui mudanças nas parcerias da Uerj com órgãos e entidades da administração pública do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por descentralização orçamentária, para o desenvolvimento de projetos de inovação, ensino, pesquisa, extensão e/ou cultura.

Em seguida, o grupo de trabalho formado por Cetreina, Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação (DGTI) e Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) apresentou seus estudos em andamento sobre a implementação do E-social na Uerj.