Uerj‌ ‌aprova‌ ‌calendário‌ ‌eleitoral‌ ‌para‌ ‌escolha‌ ‌dos‌ ‌representantes‌ ‌nos‌ ‌Conselhos‌ ‌Superiores‌

15/04/202117:04

O calendário para as próximas eleições da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) foi aprovado na última sessão do Conselho Universitário (Consun), no dia 9 de abril. Além dos representantes do próprio Consun, o pleito vai escolher também os novos membros do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe). O processo eleitoral, que deve ocorrer a cada dois anos, havia sido suspenso devido à pandemia.

A inscrição das chapas será realizada de 10 a 12 de maio. Para o Csepe, a votação acontece de 5 a 7 de julho, com resultado previsto para dia 8. Já para o Consun, o período vai de 12 a 14 de julho, sendo a contagem divulgada no dia 15. Têm direito a voto os docentes, os técnicos e os estudantes com matrícula ativa, incluindo alunos de graduação, mestrado, doutorado e residência, e ainda aqueles do ensino médio do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj).

De acordo com a presidente da Comissão Eleitoral e diretora do Centro de Tecnologia e Ciências (CTC), Nádia Pimenta Lima, a opção por realizar a votação para o Csepe primeiro deve-se ao fato de ser uma eleição de menor porte. “É normalmente mais tranquila, pelo número de candidatos, por isso mais adequada para começar o uso do novo sistema”, explicou.

Uma comissão formada por representantes da Diretoria de Informática (Dinfo), do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ), da Reitoria e da Secretaria dos Conselhos (Secon) foi encarregada de elaborar um sistema de votação eletrônico para a Uerj. De acordo com a secretária dos Conselhos, Ludmila Herllain, a pesquisa já estava em curso desde o início de 2020. “Já havíamos começado a buscar um sistema antes da pandemia. Sentimos essa necessidade porque aqui temos um colégio eleitoral maior do que muitos municípios brasileiros, e vimos que diversas grandes universidades já utilizam este recurso. Fizemos contato com a USP, que nos indicou um sistema norte-americano open-source, gratuito. Quando percebemos que não teríamos condição de fazer eleição presencial, nos empenhamos ainda mais em concluir a adaptação para a Uerj ”, afirmou.

O novo sistema foi testado nas eleições dos conselhos departamentais do IPRJ e do Instituto de Letras. Segundo Herllain, faltam poucos ajustes. “Estamos na fase final. É um sistema muito utilizado no Brasil inteiro, que tem uma criptografia (codificação de dados) muito boa, e agora precisamos apenas incluir alguns relatórios, para que tudo seja bem transparente”.

Acompanhe o calendário e todo o andamento das eleições dos Conselhos para o biênio 2021-2023 no portal da Uerj, na página: https://www.uerj.br/a-uerj/institucional/secretaria-dos-conselhos/secon-eleicoes/.