Uerj abre edital de seleção para contratação temporária e capacitação em Mediação Social e Cidadania

30/07/202110:02

Diretoria de Comunicação da Uerj

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) lança, nesta sexta-feira (30), edital de processo seletivo simplificado para contratação por tempo determinado de Extensionistas em Mediação Social e Cidadania. São 1.106 vagas e, para concorrer, os candidatos precisam ter ensino fundamental, ensino médio ou graduação em Serviço Social, conforme a opção desejada. Além disso, não podem possuir vínculo com serviço público nem vínculo ativo militar ou nas forças armadas. As inscrições vão até o dia 6 de agosto e as remunerações mensais variam de R$ 3,4 a 3,9 mil.

O processo seletivo será realizado em etapa única, de caráter eliminatório e classificatório, em critério objetivo de seleção por currículo, que consiste em avaliação de títulos (formação acadêmica) e de experiência profissional.

Os aprovados irão atuar no projeto “Observatório Social da Operação Segurança Presente”, vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR-3) da instituição. As oportunidades são para atividades de atendimento, apoio, interação e assistência. Os contemplados vão receber capacitação e formação acadêmica, devendo cumprir carga horária semanal em ambiente de ensino virtual, como também realizar pesquisa de campo, produzindo e colhendo dados. 

De acordo com o reitor Ricardo Lodi Ribeiro, essa é uma forma de ampliar estratégias que podem inspirar o conjunto da sociedade. “A Uerj está empenhada em ser uma instituição fomentadora de políticas públicas inovadoras, capazes de promover equidade e inclusão social. Para isso, busca oferecer oportunidades em vários segmentos”, afirma.

A solicitação partiu do governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio das Secretarias de Governo e da Casa Civil, para que a Uerj promovesse formação acadêmica voltada aos civis interessados na Operação Segurança Presente.  A ideia é produzir conhecimento, realizando pesquisa e capacitação, com base na humanização, direitos fundamentais, prevenção, mediação social e cidadania, contribuindo para a qualificação da Operação.

Os aprovados vão cumprir tarefas como produção de relatórios, elaboração de estatísticas, publicação de cartilhas, estudos em apostilas e livros, bem como realização de seminários. Do mesmo modo, vão participar de pesquisa de campo durante as operações do governo estadual, tanto nas primeiras abordagens quanto nas atividades de base. O término do projeto está previsto para 31 de dezembro de 2021, podendo ser prorrogado por um ano.

Edital e inscrições: www.prossim.uerj.br até o dia 6 de agosto. 

Dúvidas devem ser enviadas por e-mail: selecao.sp@uerj.br.