Carlos Eduardo de Almeida, do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, recebe título de Professor Emérito da Uerj

11/04/202417:48

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) concedeu, nesta quarta-feira (10), o título de Professor Emérito a Carlos Eduardo de Almeida, do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (Ibrag). Realizada na Capela Ecumênica do campus Maracanã, a cerimônia consagrou o docente por sua trajetória excepcional ao longo de mais 30 anos de dedicação ao magistério na Universidade.

Nesse caminho, o professor vem colecionando prêmios, títulos e contribuições para a educação, ciência e tecnologia. No relato sobre a sua trajetória de vida, desde a infância no interior da Bahia até a aposentadoria, em 2015, Almeida deixou clara a filosofia que esteve por trás de cada uma das conquistas de sua carreira. “Não existe sorte, mas trabalho. É um compromisso com a educação e a coragem de aproveitar as oportunidades que se apresentaram”, revelou o professor, reconhecido pela Organização Internacional de Física Médica (Iomp), em 2013, como um dos 50 cientistas de maior contribuição para o desenvolvimento da sua área de estudo e atuação, nos últimos 50 anos.

Legado científico e profissional

Além de professor do Ibrag, Almeida foi um dos responsáveis pela implantação e coordenação do Laboratório de Ciências Radiológicas da Uerj (LCR) – hoje referência nacional no estudo das radiações ionizantes -, onde permanece como pesquisador desde 2015, após sua aposentadoria, aos 70 anos. Também contribuiu para a formação da primeira turma do Curso de Mestrado Profissional em Física Médica do Instituto.

Norma Albarello, diretora do Ibrag

A diretora do Ibrag, Norma Albarello, destacou a importância do legado científico e de formação de pessoas deixado pelo colega. “A sua profícua produção científica permitiu a obtenção de bolsas de produtividade, prêmios, títulos e a outorga de vários projetos em agências de fomento, promovendo a melhoria da infraestrutura de laboratórios e de espaços multiusuários, além da formação de alunos de graduação, pós-graduação e a capacitação de profissionais graduados em diferentes áreas, como Física, Biologia, Engenharia, Medicina, Odontologia e Enfermagem”, afirmou. “Sua disponibilidade e disposição no atendimento a diferentes demandas do nosso Instituto, sempre com atenção e cortesia no trato com as pessoas, revelam também o seu interesse e consideração pelas relações humanas”, completou.

“Não se conquista nada sozinho”

Almeida destacou o título de Professor Emérito da Uerj como um dos momentos mais significativos de sua carreira profissional e fez questão de estender o mérito da conquista a seus colegas e discentes. “Quase no final da carreira, ter o reconhecimento dos pares de que meu trabalho merece uma distinção como esta é, sem dúvida, uma satisfação enorme que divido com alunos e colaboradores”, declarou.

Encerrando a homenagem, a reitora Gulnar Azevedo e Silva reforçou a importância da concessão de títulos da Uerj aos docentes. “O relato da trajetória do professor Carlos Eduardo de Almeida mostra como é importante honrar os nossos docentes e garantir que eles recebam esses títulos merecidos”, finalizou.

Fotos: George Magaraia