Serviço de Urologia do Hupe-Uerj oferece consultas, palestras e exames na Semana da Saúde no Centro do Rio

29/11/202219:34

Diretoria de Comunicação da Uerj

O Largo da Carioca, no centro do Rio de Janeiro, sedia a 12ª edição da Semana da Saúde até a próxima quinta-feira, 1º de dezembro. Organizado pelo Governo do Rio, com apoio do Grupo Bandeirantes, o evento é uma das maiores ações de saúde pública realizadas ao ar livre no estado. Um dos destaques da programação, que se estende das 8h às 16h, é o Espaço de Saúde do Homem. No local, os visitantes poderão se consultar com a equipe do Serviço de Urologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) da Uerj, participar de palestras e realizar o teste de PSA (antígeno prostático específico), que é um dos exames para o diagnóstico do câncer de próstata.

Diariamente, serão distribuídas 600 senhas para consultas com urologistas e teste de PSA. Também estarão disponíveis diversos outros serviços, como aferição de pressão e medição de glicose, avaliação da composição corporal, testes rápidos de detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, atendimentos clínicos dermatológicos para avaliação de hanseníase e testes alérgicos. O espaço inclui ainda uma carreta para realização de exames de mamografia e ultrassonografia.

Urologia também em Nova Iguaçu

A equipe do Hupe participou de mais uma edição da Semana da Saúde de Nova Iguaçu, que aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro. O evento foi organizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pela Secretaria Estadual de Saúde. No Espaço de Saúde do Homem, foram atendidas cerca de 1.200 pessoas.

Ronaldo Damião (ao centro) e a equipe de Urologia do Hupe

Durante a ação, o coordenador do Serviço de Urologia e diretor do Hupe, Ronaldo Damião, fez um alerta aos homens: “O diagnóstico precoce faz a diferença e salva vidas”. O médico revelou que um dos aspectos que mais fazem adiar a busca por consultas e exames regulares é o medo. “Eles acham que vão descobrir uma doença e precisar se afastar do trabalho, do sustento da família. Mas é preciso ter em mente que, se o  diagnóstico chega mais cedo, traz chances de cura mais rápida”, ressaltou.

Damião disse ainda que, felizmente, a prevenção está mais evidente e com menos preconceitos do que antigamente. “De uns anos para cá, graças à informação e campanhas de divulgação, o panorama está mudando. Estamos trabalhando para conscientizar os homens da necessidade de se tratar”, considerou.

 Doença silenciosa

Segundo tumor maligno mais comum entre os homens brasileiros (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), o câncer de próstata é uma doença que não costuma provocar sintomas. Por isso, é importante que os homens consultem seu urologista com mais regularidade e, a partir dos 50 anos, façam os exames preventivos anualmente. Já aqueles que se enquadram no grupo de maior risco (afrodescendentes e pessoas com histórico familiar) devem fazer os exames a partir dos 45 anos.

Os exames preventivos incluem a dosagem do PSA e o toque retal, que, apesar de ser temido por muitos homens, não é doloroso e dura apenas alguns segundos. Se houver alguma anormalidade, é realizada a biópsia para definir o diagnóstico.

O Serviço de Urologia do Hupe tem um ambulatório de câncer de próstata. Os atendimentos são agendados por meio do Sistema Estadual de Regulação (SER) e do Sistema de Regulação de Vagas de Consultas e Cirurgias (Sisreg). O paciente deve procurar uma unidade básica (Clínicas da Família, Centros Municipais ou Postos de Saúde), onde será obtido um encaminhamento.

Com Coordenadoria de Comunicação Social do Hupe – ComHupe