Semana de promoção a cuidados de saúde e bem-estar da comunidade universitária começa nesta segunda

17/10/202207:30

De 17 a 21 de outubro, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) realiza a 1ª Semana de Promoção da Saúde Universitária. O evento, que ocorre em diversos campi, é organizado pelo Comitê de Assessoramento em Ações de Promoção à Saúde, vinculado à Coordenadoria de Assistência em Saúde da Pró-reitoria de Saúde (PR5).

As atividades procuram incentivar a comunidade a “refletir sobre seus hábitos saudáveis e trazer uma discussão que leve a universidade a incorporar práticas salutogênicas no ambiente universitário”, explica Alessandra Sant’Anna Nunes, professora da Faculdade de Enfermagem e organizadora da semana.

A programação reúne gincana esportiva, campanha de vacinação, feira orgânica, roda de conversa e oficina de primeiros socorros. Haverá ainda posto para captação de doadores de sangue.

Programação

O evento reúne atividades gratuitas em diversos campi: Maracanã, Nova Friburgo, Resende, além dos hospitais universitários Pedro Ernesto e Reitor Hesio Cordeiro, a Policlínica Piquet Carneiro, e também o Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj).

Em todos os dias, será possível aderir à campanha de sensibilização do Banco de Sangue Herbert de Souza, no hall dos elevadores no térreo, no campus Maracanã. Já a campanha de vacinação será promovida em dias específicos em cada unidade, sempre das 9h às 13h:

17/10 – Policlínica Piquet Carneiro (PPC)
18/10 – Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe)
19/10 – Campus Maracanã, hall dos elevadores do térreo
20/10 – Pavilhão Paulo de Carvalho
21/10 – CAp-Uerj

A programação do dia 18 inclui a Feira Agroecológica, organizada pelo Instituto de Nutrição em parceria com produtores, das 10h às 18h, no campus Maracanã, em frente à Capela Ecumênica.

O dia 19 começa com a roda de cuidado “Você precisa de quê?”, promovida pelo Instituto de Psicologia, para os alunos, que devem se inscrever previamente pelo formulário eletrônico. O encontro será presencial, às 10h30, no campus Maracanã – sala 10.030 – bloco D. Para as 19h30, está prevista a mesa-redonda on-line Inclusão e Acessibilidade, mediada pela professora Valéria de Oliveira, do Programa Rompendo Barreiras, vinculado à Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR4).

No dia 20, o Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ), em Nova Friburgo, sediará uma feira de saúde com simulação realística de primeiros socorros e levantamento de riscos cardiovasculares. Será oferecido também aos participantes serviço de verificação de pressão arterial, glicemia e IMC.

Já a gincana esportiva é organizada pelo Centro Acadêmico do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) com competições entre atléticas. As competições acontecem no último dia, sexta (21), das 9h às 13h, no Complexo Poliesportivo da Uerj, no campus Maracanã.

Universidade Saudável

Criado em agosto de 2022, o Comitê de Assessoramento em Ações de Promoção à Saúde integra o conceito das Universidades Promotoras da Saúde. Isso significa que o compromisso institucional da Uerj passa pela preocupação com a qualidade de vida da sua comunidade, com decisões e práticas que vão desde o incentivo do autocuidado até sua cultura organizacional.

A professora Alessandra Nunes destaca que a 1ª Semana de Promoção da Saúde Universitária é uma forma de efetivar os objetivos do comitê com ações nos campi e unidades assistenciais. Ela também avalia que as atividades poderão se estender além desta semana.

O pró-reitor de Saúde, Rogério Rufino, convida toda a comunidade Uerj para o evento: “A promoção da saúde é uma pauta comum a todos. É uma atitude de harmonia com a vida, com a natureza, e que devemos praticar. Nesse período de retorno às atividades e ao novo normal, devemos mudar. Participem!”, convoca.