Semana de Iniciação Científica da Uerj apresenta quase mil projetos de estudantes pesquisadores

23/11/202019:14

A Uerj realiza, de 23 a 27 de novembro, a XXIX Semana de Iniciação Científica. Esta edição acontece de forma um pouco diferente: as apresentações dos alunos serão feitas pela internet, tanto em gravações realizadas previamente quanto em transmissões em tempo real. Neste modelo alternativo, necessário devido ao isolamento social imposto pela pandemia, o evento reafirma sua importância como ambiente de trocas e de estímulo ao desenvolvimento científico dos estudantes pesquisadores.

Os números dão a dimensão do empenho de toda a comunidade acadêmica na Semic Virtual 2020. Apesar de não ter sido estabelecida obrigatoriedade de participação, 930 trabalhos foram inscritos, com orientação de 624 professores. Os projetos serão avaliados por 186 colaboradores, internos e externos.

Para o reitor Ricardo Lodi, a adesão em massa sinalizou a possibilidade de um amanhã promissor. “Há que se festejar que os nossos alunos, superando todas as dificuldades, apresentaram seus projetos de forma muito numerosa. A pandemia não atrapalhou a iniciativa dos nossos jovens pesquisadores, o que nos faz ter muita esperança em relação ao futuro da pesquisa científica na nossa Universidade, no nosso Estado e no nosso país”, afirmou.

O envolvimento dos estudantes também foi elogiado pela diretora científica da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Eliete Bouskela, no vídeo de abertura do evento. “Como docente desta casa, a dedicação do corpo docente e administrativo não me surpreende. Minha surpresa é com o corpo discente. Parabéns! Não há país no mundo que não tenha sido alavancado por ciência, tecnologia e inovação. E a participação de vocês mostra que não só estamos no caminho, mas também que podemos contar com vocês”, disse Bouskela.

Além de alunos de graduação, integrantes de projetos desenvolvidos no ensino médio e 8º e 9º anos do ensino fundamental do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) também enviaram seus resumos. A Semic Virtual 2020 recebeu trabalhos oriundos de 33 unidades, com 54 áreas do conhecimento representadas.

A programação foi organizada em 93 salas virtuais e englobará 558 horas de apresentações com transmissão ao vivo. E o melhor: o público poderá acompanhar tudo pelo YouTube, ampliando o alcance da ciência para além dos limites da universidade.

Confira a mesa de abertura da Semic Virtual 2020.

Veja a programação completa e o livro de resumos.