Secretário Nelson Rocha recebe Medalha José Bonifácio na Uerj por contribuição à educação e à gestão pública

08/02/202318:07

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) concedeu o título de Grão-Oficial da Ordem do Mérito José Bonifácio ao secretário de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro, Nelson Rocha, por sua contribuição à educação e à gestão pública. A solenidade ocorreu na Capela Ecumênica, no campus Maracanã, na última quinta-feira (2).

O reitor Mario Carneiro enfatizou o papel do homenageado: “É um momento de muita satisfação da Uerj poder prestar essa comenda ao secretário Nelson Rocha, que tem um vasto currículo de grandes feitos e tem sido um grande parceiro da nossa Universidade. Desde que assumi a Reitoria, ele sempre nos recebeu de portas abertas e sempre nos ajudou a resolver problemas importantes. Então é uma homenagem mais do que justa. Parabéns, secretário! É uma honra!”, declarou.

Ao agradecer a honraria, o secretário relembrou alguns episódios marcantes de sua trajetória que envolveram a Uerj, bem como as dificuldades do trabalho na gestão das finanças públicas do estado do Rio de Janeiro.

“Em 1990, conseguimos construir aqui o primeiro mestrado em Ciências Contábeis do Rio de Janeiro. Posteriormente, quando assumi a Secretaria da Fazenda, em 2002, foi muito difícil, porque não tínhamos dinheiro para a folha. Começávamos o mês com uma arrecadação menor do que a folha de pagamento, o que gerou muita dificuldade para a Universidade. Eu e professora Nilcéa Freire (reitora na época) fizemos um esforço para pagar a todos. Então, minha relação com a Uerj não é recente. E se estreita cada vez mais. Desejo continuar contribuindo, porque a lição que podemos aprender é que o local de evoluir e discutir os problemas do país é a universidade. Dessa forma, vamos construir um novo horizonte e um novo Brasil, mais justo e socialmente mais respeitado”, afirmou.

Formado e pós-graduado em Ciências Contábeis, Nelson Rocha iniciou sua carreira na iniciativa privada, e ao longo de sua trajetória, contribuiu com significativas participações na esfera pública. Foi Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ) e possui a maior honraria profissional contábil no Estado do Rio de Janeiro, a medalha Professor Orlando Martins Pinto. No âmbito acadêmico, é professor universitário e palestrante convidado de diversas instituições brasileiras.

Em abril de 2022, Nelson Rocha tornou-se secretário de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro, tendo entre suas prioridades a elaboração de metas de desenvolvimento de longo prazo para a economia fluminense.