Restaurante Universitário revela segredos gastronômicos

22/08/201913:33

Usuários participaram de atividades para aprender a identificar ervas frescas que são usadas como condimentos

Se um bom chef não revela seus segredos culinários, o Restaurante Universitário (RU), não se incomoda. Na quarta-feira (21), o projeto de extensão “Realidades e Mitos Sobre Escolhas Alimentares: Restaurante Universitário da UERJ Como Cenário Promotor de Saúde e Qualidade de vida” promoveu uma ação com o objetivo de conscientizar a comunidade uerjiana sobre a importância de temperos naturais no cardápio.

Na cozinha, elementos ultraprocessados não são utilizados. O RU só utiliza, em suas receitas, temperos naturais como louro, alecrim e tomilho. A programação buscou apresentar de maneira interativa a importância de reunir diversos alimentos frescos em apenas um prato: nove temperos foram separados em potes de vidro e a tarefa dos estudantes era identifica-los por meio da visão e do olfato.

Os participantes preencheram questionário relevando de que maneira reconheceram determinado tempero. Logo após, uma pesquisa de opinião sobre a proposta do evento, também foi respondida pelos participantes. Além disso, quem é mais íntimo do RU teve a oportunidade de enviar mensagens de carinho para os terceirizados.

“Muita gente não tem conhecimento por não cozinhar, come em outros restaurantes ou só come aqui. Então só vê quando está pronto, não vê o tempero que está sendo usado para preparar, não vê que são frescos. Hoje dá para você ver e reconhecer o tempero só de olhar. Muito interativo! ”, afirmou Cecília Lopes, estudante de biologia.

Além disso, uma ficha técnica com os dez pratos que mais fazem sucesso entre os estudantes suas respectivas receitas – desde o strogonoff até o bolo de batata com soja – foi exibida, com destaque para todos os condimentos utilizados.

“A gente pretende, a partir dessa ação, fazer com que os nossos alunos e nossos funcionários valorizem esses condimentos e passem a consumi-los em casa também. Se eles não preparam suas refeições, que pelo menos levem essas informações para casa e passem a fazer como uma rotina de vida, no qual vão a passar a se importar com aquilo que vão comer”, disse a professora Vera Cristina Magalhães, coordenadora do projeto de extensão e do Restaurante Universitário.

As pesquisas de opinião serão calculadas e divulgadas em breve. A partir disso, segundo a coordenação do RU, novas ações serão feitas.