Reitoria da Uerj presta esclarecimentos sobre comissões de sindicância instauradas para apurar gestão de projetos

28/05/202315:34

A Reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vem informar que, ao contrário de manchete publicada recentemente em portal de notícias, as comissões de sindicância existentes na Universidade não serão integradas por servidores efetivos que participaram de projetos objeto das respectivas investigações.

Os servidores foram designados para atuar na comissão por integrarem órgão de controle interno da Universidade e terem larga experiência na participação em comissões de sindicância.

Logo após tomarem conhecimento do objeto da apuração, os servidores, por iniciativa própria, declinaram da referida função. Com isso, outra comissão está sendo nomeada. Essa informação foi prestada à reportagem, mas não teve o devido destaque, talvez por esvaziar a narrativa previamente construída. É incontroverso que a comissão tenha sido alterada, como explicado pelas linhas finais da matéria, embora o título induza o contrário.

A Uerj vem tomando todas as providências tempestivamente e fortalecendo os mecanismos de apuração das denúncias que lhes são apresentadas, a fim de que nunca paire qualquer dúvida sobre a legalidade e lisura de todos os procedimentos.

Rio de Janeiro, 28 de maio de 2023.

Mario Carneiro