Referência na Faculdade de Odontologia da Uerj, Marco Antonio Almeida recebe título de Professor Emérito

12/04/202317:51

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) concedeu, nesta terça-feira (11), o título de Professor Emérito a Marco Antonio de Oliveira Almeida, referência na Faculdade de Odontologia (FO) da instituição. A honraria é destinada aos docentes que tenham se aposentado após pelo menos 20 anos de serviço à instituição e se destacado, de forma excepcional, pela capacidade e dedicação ao magistério.

A cerimônia foi realizada na Capela Ecumênica, no campus Maracanã, e contou com a presença do reitor Mario Carneiro, que elogiou a trajetória do homenageado. “Como professor da Faculdade de Odontologia, eu fico orgulhoso de poder nesse momento participar dessa cerimônia. Marco Antonio tem uma história muito grande na FO e é um profissional com um currículo exemplar. Ele foi o responsável por todo o setor de ortodontia durante muitos anos e conseguiu ter um dos melhores cursos da área no país, motivo de orgulho. Mesmo depois de aposentado, continua colaborando”, destacou.

A professora Flavia Artese, da FO, ressaltou a relação do docente com a Uerj. “Ele dedicou uma vida a essa instituição. Foi aluno de graduação da casa e logo que terminou se tornou professor. Desde então, se manteve no cargo de magistério. Foram mais de 40 anos na Uerj. O curso de Ortodontia, do qual ele foi um dos fundadores, é hoje um dos mais reconhecidos dentro do território nacional. Então, mais do que ninguém, o professor Marco Antonio merece essa homenagem, pela dedicação de uma vida, pelo desejo de ensinar sempre com qualidade e por dividir seus conhecimentos com humildade e sabedoria”.

Emocionado, Marco Antonio agradeceu a homenagem. “Esse título foi uma honra que eu não esperava. Dentro da Odontologia, acho que é a primeira vez que ocorre. Eu estou me sentindo muito orgulhoso de ter feito possível para atingi-lo. Eu acho que os professores realmente devem começar desde cedo a se dedicar à Uerj, porque ela merece todo o nosso empenho. E que possam usufruir desse prêmio como eu estou fazendo hoje”.

Formado em Odontologia pela antiga Universidade do Estado da Guanabara, Marco Antonio Almeida possui mestrado em Ortodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Ocupou o cargo de professor titular da disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Uerj, onde foi membro fundador do Centro de Estudos. Atuou ainda como presidente da Sociedade Brasileira de Ortodontia.