Projeto da Policlínica Piquet Carneiro recruta voluntários para tratar lesões da diabetes nos membros inferiores

17/08/202117:07

Diretoria de Comunicação da Uerj

Uma pesquisa realizada em parceria entre a Policlínica Piquet Carneiro (PPC) da Uerj e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai possibilitar a oferta de um novo tratamento a pessoas que sofrem com pé diabético. A terapia será aplicada no Ambulatório de Cirurgia Vascular da PPC, em voluntários que apresentem feridas nos membros inferiores decorrentes da diabetes, doença que atinge cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil. 

Segundo Douglas Poschinger, médico e coordenador da pesquisa na PPC, as lesões ocorrem quando a diabetes está descontrolada e acaba provocando problemas vasculares. Como a doença causa perda de sensibilidade, o efeito nas extremidades acaba sendo contínuo e cada vez pior.

Para o cirurgião vascular, a prevenção e o controle do quadro devem ser realizados nas unidades de atenção básica. “É uma complicação que apode ser evitada em um nível primário, mas acaba sobrecarregando o sistema secundário na saúde pública quando não tratado”, alerta.

Profissional de jaleco branco e luvas aplica tratamento em pés de pacienteO medicamento para tratar as lesões foi elaborado pela Fiocruz, em conjunto com diversas instituições brasileiras de ensino superior. Já usado em outros países, está sendo avaliado por pesquisadores da saúde e se encontra em fase de aplicação clínica, etapa anterior à conclusão. 

O tratamento é feito em duas partes: a primeira é a aplicação da medicação específica para as lesões; a segunda consiste na terapia tradicional. A duração média do uso do produto é de dois meses, além do acompanhamento por um ano.

Na PPC, o paciente é atendido por uma equipe especializada, incluindo cirurgiões vasculares e uma enfermeira podiátrica, responsável pelos cuidados das feridas causadas pela diabetes. 

O requisito para participar do projeto é ser diabético com ferida abaixo do tornozelo há um mês ou mais. Os interessados devem entrar em contato com a equipe responsável exclusivamente pelo Whatsapp: (21) 98298-2761.