Projeto com Seeduc incluirá mais de 9 mil mulheres de baixa renda no combate à evasão escolar

01/12/202120:12

Uma parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) vai incentivar familiares de alunos da rede estadual a participar da vida escolar. O projeto Mulheres Apoiando a Educação (MAE), lançado na última segunda-feira (29), selecionará 9.390 responsáveis de baixa renda para atuar diretamente nas escolas, com o objetivo de diminuir a evasão. A jornada será de 30 horas semanais e oferecerá bolsa mensal de R$ 1.000,00 durante um ano.

“Estamos trazendo a família para dentro da escola, porque percebemos a mulher – mãe, avó, tia  – como agente importante para resgatar aqueles estudantes que se afastaram, principalmente devido à pandemia. Elas vão atuar em uma busca ativa, além de ajudar nos procedimentos de prevenção sanitária à Covid-19”, explicou o secretário de Educação, Alexandre Valle.

O MAE também prevê a contratação de 1.500 assistentes sociais. Profissionais e familiares agirão em conjunto, seguindo as diretrizes pedagógicas e técnicas das equipes diretivas das escolas.

Para o reitor da Uerj, Ricardo Lodi Ribeiro, a iniciativa proporciona a oportunidade de unir saberes acadêmicos à realidade prática. “Esse é um desafio importante, porque a nossa missão não se esgota no ensino superior, nesta comunidade de professores, técnicos e alunos. Temos que nos preocupar com a população do Rio de Janeiro em geral, porque somos a Universidade do Estado”, afirmou.

De acordo com o coordenador do projeto na Uerj, o procurador-geral Henrique Couto da Nóbrega, haverá prestação de apoio técnico à Seeduc por meio de uma série de atividades, como oferecimento de cursos de capacitação e atualização, elaboração de editais para contratação de pessoal, elaboração de plano de trabalho, apoio jurídico e administrativo. “Disponibilizamos capital humano capaz de prestar essa assistência, englobando uma equipe multidisciplinar de vários setores da Universidade”.

O governador Cláudio Castro ressaltou que o MAE faz parte de uma ampla política de valorização da Educação no estado. Ele contou que foi aluno de escola estadual e sentiu na pele as deficiências da rede. “No ano passado, quando vi que a gente não ia conseguir bater o índice [porcentagem mínima da arrecadação, determinada pela Constituição Federal, que deve ser aplicada no setor], me deu uma tristeza, porque lembrei meus anos de estudante e fiquei imaginando o quanto esse recurso poderia ajudar. Então criamos um grande programa de investimento em Educação. Além do que é obrigatório, nós investiremos mais R$ 1,5 bilhão”, garantiu.

Na solenidade de lançamento, realizada no Teatro Odylo Costa, filho, no campus Maracanã, também estiveram presentes: o vice-reitor Mario Sergio Carneiro; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia Gonçalves; a subsecretária de Gestão e Ensino, Ana Valéria Dantas; e a deputada federal Soraya Santos. A cerimônia contou ainda com apresentação musical de alunos do Colégio Estadual Aydano de Almeida, de Nilópolis, e homenagens a diretores regionais.

Para participação no projeto, acompanhe informações em www.seeduc.rj.gov.br/m-a-e.