Pró-reitor de Saúde da Uerj, urologista Ronaldo Damião, recebe Medalha Mérito Legislativo, em Brasília

20/02/202417:28

Em solenidade repleta de autoridades e figuras ilustres, o pró-reitor de Saúde da Uerj, Ronaldo Damião, recebeu a Medalha Mérito Legislativo no dia 7 de fevereiro, em Brasília. A condecoração, que é a mais alta homenagem concedida pela Câmara dos Deputados, destaca personalidades que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. A indicação foi feita pelo deputado federal Doutor Luizinho, ex-secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, em reconhecimento às ações coordenadas pelo urologista na direção do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) da Uerj, entre 2020 e 2023, especialmente durante a pandemia.

“É uma honra ser homenageado junto com pessoas que tiveram um papel fundamental na elaboração da Constituição de 1988 e vários políticos com atuação importante nos últimos anos. Fiquei contente e emocionado, pois foi um momento único e guardo isso no fundo do meu coração”, diz o pró-reitor. Na cerimônia, ele foi prestigiado por vários cientistas e colegas acadêmicos.

Com 17 livros e centenas de artigos científicos publicados, Damião tem uma longa trajetória na área da saúde. Já foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Maranhão (2023) e com a Medalha Almirante Tamandaré, da Marinha do Brasil (1998), entre outras distinções. É vice-presidente da Academia Nacional de Medicina, professor de Urologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Uerj e coordenador do Serviço de Urologia do Hupe. Ajudou a transformar o hospital em um dos principais polos de alta complexidade em assistência e pesquisa. Foi responsável pela implantação do primeiro Ambulatório Pós-Covid em unidade de saúde pública no país e do Hupe Digital, primeiro serviço de Teleconsulta do Rio de Janeiro vinculado ao SUS.

Para Damião, contudo, a medalha recebida não é um prêmio individual, mas fruto do brilhante trabalho realizado pela Uerj nos últimos anos. Ele lembra que a instituição foi inclusive cenário de “Por um Respiro”, série documental do Globoplay que mostra, em seis episódios, a batalha incansável de médicos, enfermeiros, técnicos e pacientes do Hupe contra a Covid-19, na fase mais crítica da pandemia causada pelo coronavírus.

“Sem dúvida alguma, no Rio de Janeiro, nós fomos o foco, principalmente em 2020. Com mais de 300 leitos exclusivos, o Hospital era referência em todo o Estado para pacientes com as formas graves da doença. Outras unidades da Uerj também contribuíram enormemente, como a Policlínica Universitária Piquet Carneiro e a Faculdade de Enfermagem, com suas campanhas de vacinação. Testamos, tratamos e vacinamos muitas pessoas e, com nosso trabalho e dedicação, salvamos muitas vidas”, frisa. “Essa medalha é, portanto, um registro histórico, um reconhecimento do parlamento brasileiro por tudo que fizemos naquele período em benefício da sociedade”, conclui.