Projeto promove inclusão social e qualidade de vida a crianças na PPC

15/08/201914:31

O Núcleo Odontológico de Radiologia e Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais e o Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) estabeleceram uma parceria. O objetivo é promover a saúde, minimizar o quadro de sedentarismo, auxiliar na criação de hábitos saudáveis, e combater fatores precursores de doenças crônicas e a obesidade de crianças e adolescentes portadores de Síndrome de Down atendidos na clínica. Assim nasceu o projeto Pro Fut Down, idealizado e coordenado por Marcelo Faria, professor de Radiologia da Faculdade de odontologia (FO).

Ele conta que a iniciativa surgiu após contato com uma família, cujo filho se divertia em uma brinquedoteca. Questionados, os pais alegarem que em casa eles não tinham o que fazer para entretê-lo. A atitude comoveu o professor, que procurou maneiras de inclusão social para crianças que precisam de acompanhamento especial. O professor revela que a inauguração foi marcante. “Tive um momento de felicidade ao ver a alegria das crianças e das suas famílias, algo de grande interesse pelo projeto; assim como perceber que institutos diferenciados podem ter e compartilhar iniciativas e experiências”, esclarece o idealizador.

Em parceria com os professores Gustavo Lopes, coordenador do Laboratório de Fisiopatologia do Exercício (LAFE); e Luciana Freitas, coordenadora da Odontologia da Policlínica Piquet Carneiro (PPC), são desenvolvidos testes especiais e atividades lúdicas, esportivas e recreativas, com o propósito de promover a inclusão social e a interação de todos. Ao todo, integram o projeto 10 professores de Educação Física e 30 profissionais de Odontologia, que organizam campeonato de futsal entre os três times, totalizando 15 crianças.

Nesse sentido, novas ações são planejadas, como uma parceria com a Faculdade de Engenharia Computacional e com o Instituto de Psicologia (PSI), para acolhimento de pacientes e da equipe. Estão previstas, também, integração com universidades internacionais, intercâmbio científico do núcleo e capacitação para as redes estadual e municipal. Tudo vidando ao desenvolvimento e propagação da iniciativa.