Primeiro dia de vacinação drive-thru contra a Covid-19 na Uerj é marcado pela emoção de idosos e familiares

01/02/202118:21

Diretoria de Comunicação da Uerj

Um dia histórico e emocionante para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Começou nesta segunda-feira (1º)  a vacinação drive-thru contra a Covid-19 no campus Maracanã da Uerj, seguindo o calendário estipulado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS-RJ), para idosos com 99 anos ou mais.

Haymee Lima, 99 anos, a primeira a ser vacinada

As primeiras doses da vacina Coronavac chegaram ao local pouco depois das 9h, em um carro da Prefeitura do Rio. Haymee Lima Figueiredo, de 99 anos, já estava a postos para ser a primeira a se vacinar. Foi levada de carro pela neta, a professora Sanny Cotta, de 44 anos, que ficou muito feliz ao ver a avó ser imunizada. “Estávamos ansiosas e quisemos vir cedo. Sou só orgulho hoje: pela minha avó, que se vacinou, e pela Uerj, que é onde fiz minha faculdade”. Igualmente  entusiasmada,  a senhora, que completa 100 anos em maio, comemorou o momento. “É um dia muito especial. Que a vida volte ao normal para todo mundo após a vacina”, disse.

Durvalina Normandia, 99 anos
Hildebrando Siqueira, 102 anos
Severino Mello, 103 anos

Quem também se dizia orgulhoso era o professor Antônio Normandia, de 43 anos, que levou a avó, Durvalina Normandia, de 99 anos, para se vacinar. Ele e a irmã, Cristina Normandia, fizeram questão de ir logo no primeiro dia. “Fiz Física aqui na Uerj. Graduação e mestrado. Já minha irmã fez Letras. Graduação, mestrado, doutorado e agora está fazendo pós-doutorado. Pra gente, é um lugar especial, mágico e é muito simbólico que nossa avó tenha se vacinado aqui”, declarou. Falando baixinho,  Durvalina comentou a preocupação com a doença. “Tive medo de morrer. Por isso hoje estou muito feliz e esperançosa. Mantenham a fé. Tudo vai dar certo.” 

O aposentado Hildebrando Siqueira, de 102, foi levado por duas netas, Desiré e Sabrina Sulan. Bastante empolgadas, elas batiam palmas e davam vivas à ciência. “A chegada da vacina é algo que deve ser celebrado e valorizado por toda a população.  A ciência e a democracia têm que vencer sempre. Não sei quem está mais feliz aqui, se somos nós ou ele”, comemoraram. Atento ao que as netas falavam,  Hildebrando concordava e vibrava junto com elas. “Não dói nada. Coragem, pessoal. Venham se vacinar todos que puderem. Vamos fazer a nossa parte. Coragem, fé e felicidade”, declarou.

Morador de Copacabana, Severino Teodoro de Mello, de 103 anos, também agradeceu pelo procedimento. “Esse dia significa muito. É a possibilidade de a gente se livrar da pandemia. Meu agradecimento à ciência e aos cientistas que em tão pouco tempo conseguiram dar essa solução”, afirmou.

Wanda de Biase, 104 anos

Até pouco antes do meio-dia, a pessoa mais velha a se vacinar tinha sido Wanda de Biase, de 104 anos, moradora de Vila Isabel. A idosa foi levada pela bisneta, Tatiana Barbosa, de 27 anos. “A gente fez questão de vir logo. Ela mora com a filha, que tem 81 anos e em breve vai se vacinar, também, se Deus quiser. Que isso acabe logo e todos possam se vacinar. De qualquer forma, hoje já é um dia de festa”, ressaltou.

 

Histórico compromisso social

Para o reitor em exercício, Mario Sergio Alves Carneiro, é uma alegria e um orgulho a Uerj poder ajudar no processo de vacinação, prestando esse serviço à população. “Assim que o nosso reitor Ricardo Lodi soube da vacinação e do contato do secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, fez questão de disponibilizar a estrutura da Uerj  para viabilizar a vacinação drive-thru. A Uerj  tem uma área de saúde  muito importante. Dessa forma, estará utilizando  seus profissionais  e o seu potencial para isso”, afirmou. 

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia Gonçalves de Lima, frisou a importância desse atendimento. “Principalmente para os idosos, é muito bom que seja um esquema de vacinação drive-thru. Isso é respeito, acolhimento, cuidado com a vida humana. Nesse sentido, a Uerj tem um enorme orgulho de poder fazer parte disso. A parceria com a Prefeitura do Rio foi importante e ficamos felizes de poder ajudar. Que venha a vacina para todo mundo e que a gente possa vencer essa doença o quanto antes”, destacou.

Já a pró-reitora de Políticas e Assistência Estudantis,  Catia Antonia da Silva,  salientou a tradição da Uerj na atuação de políticas públicas e no trabalho junto à comunidade. “A Uerj foi a primeira instituição de ensino do país a adotar o sistema de cotas raciais no Vestibular e diversas outras ações atuando e pensando na sociedade. Por isso, nenhuma surpresa em ver que a universidade abriu suas portas, fez essa parceria com a Prefeitura e está hoje aqui orgulhosa por toda essa estrutura para ajudar a população a ser vacinada com presteza e dignidade”, apontou.

Vacinação

Uma equipe de mais de 100 pessoas, que inclui profissionais e estudantes da área de Saúde da Universidade, o Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador (Dessaude), vinculado à Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), entre outros setores da Prefeitura dos Campi estão envolvidos nesse processo.

A vacinação no campus Maracanã da Uerj será sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, de acordo com as faixas etárias determinadas pelo Plano de Vacinação do Ministério da Saúde, conforme calendário divulgado pela SMS-Rio. Como está prevista uma idade por dia, já na terça-feira (2), serão vacinados aqueles com 98 anos; na quarta-feira (3), os que possuem 97 anos; na quinta-feira (4), os com 96 anos, e assim se seguirá nos outros dias, sempre em ordem decrescente de idade. Terminada esta etapa, com previsão de quatro semanas, a vacinação drive-thru na Uerj continuará a seguir o cronograma de datas/faixas etárias estipuladas pela SMS-Rio. 

Para receber a dose do imunizante é preciso apresentar um documento de identificação com foto. A entrada dos carros será feita obrigatoriamente pelo Portão 4 da Uerj, na Rua Jornalista Waldir Amaral. Já a saída será feita pelo Portão 5, localizado na Rua São Francisco Xavier. Vale lembrar que o drive-thru da instituição, ao contrário dos demais pontos de vacinação da cidade, não funcionará aos sábados. 

Confira a reportagem da TV Uerj: