Primeira edição do Prêmio Uerj de Literatura oferece oportunidade inédita para autores publicarem suas obras

10/06/202417:06

Quem estava esperando a oportunidade de publicar um livro, chegou a hora. Estão abertas, até o dia 5 de agosto, as inscrições para o Prêmio Uerj de Literatura 2024. A iniciativa da Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EdUerj) premiará, com publicação e cerimônia de lançamento, textos inéditos no formato novela, de 80 a 120 páginas.

Idealizador do prêmio, o diretor da EdUerj, Gustavo Krause, revela como surgiu a proposta do concurso, um sonho antigo do escritor e professor de Literatura. “Desde que cheguei à Uerj, tenho a intenção de organizar um evento como esse. Este ano assumi a direção da EdUerj e percebi que havia chegado o momento”, comenta. “É a chance de desengavetar projetos e deixá-los ganhar o mundo, aliados ao nome de uma universidade pública de primeira linha como a Uerj”, acrescenta.

Podem participar da premiação escritores iniciantes ou experientes, com qualquer nível de escolaridade, residentes no território nacional, maiores de idade, pertencentes ou não aos quadros de alunos e servidores da Uerj (à exceção de profissionais e estagiários da EdUerj, da Livraria EdUerj e seus familiares diretos).

Quanto às obras, além da autoria própria e individual, precisam ser inéditas, ou seja, que não tenham sido publicadas em nenhum formato, mesmo com distribuição gratuita. Mas, se apenas trechos foram publicados em blogs e redes sociais, o ineditismo está mantido e a obra pode ser inscrita.

Sobre a premiação

A obra vencedora será publicada no formato digital e também no impresso, com tiragem de, no mínimo, 200 exemplares. Desses, 20 serão entregues ao(à) vencedor(a), a título de direitos autorais. O(A) autor(a) da novela vencedora receberá também uma estatueta e um certificado pelo primeiro lugar.

Gustavo Krause, idealizador do prêmio / Foto: Thalyta Mitsue

O lançamento da obra acontecerá em uma cerimônia pública de premiação na Livraria EdUerj em 2025, em data a ser definida. Na ocasião, as obras que ficarem em segundo e terceiro lugares receberão menção honrosa.

Mulheres decidem

Sobre a comissão julgadora, Krause mantém o sigilo dos nomes, que serão divulgados somente após o resultado. Mas adianta uma informação importante. “Foram escolhidas três mulheres escritoras para a avaliação das obras concorrentes, em homenagem à atual reitora da Uerj, professora Gulnar Azevedo e Silva. Uma delas é docente da Universidade”, antecipa. Segundo o edital, completam a comissão pelo menos outras duas servidoras de universidades públicas estaduais e/ou ex-alunos da Uerj.

A taxa de inscrição é de R$ 50 e deve ser paga por depósito bancário até o prazo final, no dia 5 de agosto de 2024. No site da EdUerj está disponível o link para as inscrições, envio da obra e download do edital do concurso com todas as informações. Vale destacar que cada concorrente só pode inscrever uma novela e deverá submetê-la sob um pseudônimo.