Prêmio Anísio Teixeira, a condecoração dos técnicos administrativos da Uerj, recebe inscrições até 15/9

06/09/202313:04

Está aberto, até 15 de setembro, o período de indicação de servidores aptos a concorrer à terceira edição do Prêmio Anísio Teixeira. A honraria visa reconhecer a contribuição inovadora e proativa dos técnicos administrativos para a construção de excelência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Cerimônia de premiação em 2022

Para a superintendente de Gestão de Pessoas (SGP), Cláudia Mello, a premiação consagra os colaboradores que se destacam por suas habilidades e pelo impacto do trabalho realizado, tanto nas atividades cotidianas quanto em projetos que beneficiam diretamente a sociedade, como, por exemplo, nos serviços de saúde. “O principal objetivo é valorizar aqueles que fazem a diferença na nossa Universidade, que deixam uma marca positiva, atuando sempre com dedicação, competência, atenção e respeito para com os colegas e o público geral”, frisa.

A diretora do Departamento de Tecnologia da Informação em Gestão de Pessoas (Deteg), Lissa Venturini, lembra a emoção vivida ao ser homenageada em 2022. “Ganhar o Anísio Teixeira desperta muitos sentimentos. Gratidão pelo reconhecimento dos colegas, sensação de que seu trabalho faz diferença e vontade de fazer ainda mais e melhor. Para mim, o prêmio veio acompanhado da responsabilidade de manter o empenho e qualidade do trabalho. É, sem dúvida, um importante reconhecimento para os profissionais da carreira técnico-administrativa da Uerj”, comenta.

Inscrições e premiação

Para realizar uma indicação, a chefia imediata deve preencher o formulário online, um questionário especialmente desenhado para facilitar a inserção das informações e a avaliação de cada candidato. É necessário enviar, ainda, para assinatura da direção da unidade, uma lista de chancela, com 25 assinaturas de membros da Uerj. As inscrições podem ser avalizadas por alunos, técnicos e professores, inclusive os aposentados ou egressos em 2023, devidamente identificados com seus respectivos números de matrícula.

Em seguida, os dois documentos devem ser remetidos ao gabinete da SGP, em correspondência interna via SEI (caixa UERJ/COMISPREMIOAT), para análise e validação da comissão instituída. Após homologação do resultado pelo Conselho Universitário (Consun) e publicação no Diário Oficial do Estado, 20 técnicos, distribuídos proporcionalmente por órgão de lotação, receberão um prêmio correspondente a um mês do vencimento-base.

No dia 4 de dezembro, acontecerá a entrega de placa comemorativa aos premiados e certificado aos servidores indicados e chancelados pela comunidade acadêmica. Na cerimônia, que marca o 73º aniversário da Uerj, também serão homenageados os trabalhadores que completaram 25 e 40 anos de atuação na Universidade.

Anísio Teixeira

Criado pela Lei nº 6701/2014, o prêmio leva o nome do jurista, intelectual, educador e escritor baiano Anísio Teixeira. Defensor da educação pública, gratuita, laica e de qualidade, foi o idealizador da Universidade do Distrito Federal, fundada em 1935 no Rio de Janeiro, que deu origem à Uerj posteriormente. Crítico do analfabetismo que assolava o país na sua época, propôs e executou medidas para democratizar o ensino brasileiro, até então bastante elitista. Defendeu a tese da experiência do aluno como base do aprendizado e sempre acreditou no potencial da educação como uma ferramenta de transformação social.

Para Anísio, uma escola pública eficiente deveria ser de tempo integral, como a Escola Parque criada por ele, em 1950, em Salvador (BA), que mais tarde inspiraria os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) do Rio de Janeiro. A proposta era fornecer, à criança e ao adolescente, alimentação, higiene, saúde e socialização, além de prepará-los para o trabalho e o exercício pleno da cidadania. Nesse sentido, o ensino deveria ser articulado numa rede, da infância até a universidade.

Anísio fundou também a Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o sociólogo Darcy Ribeiro, além de ter dirigido a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Por sua valorosa contribuição, Anísio Teixeira é, ainda hoje, figura relevante para a educação brasileira.