Policlínica Piquet Carneiro: Uerj avança nas garantias de uso do imóvel para atendimento à população

30/05/202216:33

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) deu um passo importante para consolidar a Policlínica Piquet Carneiro como parte fundamental do seu complexo de saúde. A assinatura do contrato de cessão de uso gratuito do imóvel da União que ocupa área de 35,6 mil metros quadrados na Avenida Marechal Rondon, na Zona Norte do Rio, foi formalizada na última sexta-feira (27). O acordo vale por 20 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

O pró-reitor Rogério Rufino, o diretor da PPC, Flávio Sá Ribeiro, e o reitor Mario Carneiro recebem gestores do Patrimônio da União.

O caminho para a conquista começou em 2020, a partir de uma série de interlocuções com o Ministério da Economia, e encerra uma espera de mais de 15 anos, desde quando o último documento referente ao convênio foi publicado. De acordo com o pró-reitor de Saúde da Uerj, Rogério Rufino, o próximo passo é a busca por uma solução definitiva. “Vamos tentar a doação da PPC para a Universidade no final de 2023, estamos atentos aos trâmites necessários. A esfera federal já nos sinalizou que são grandes as chances de termos êxito, porque o espaço tem cumprido sua finalidade pública durante todos esses anos”, afirma.

O contrato foi assinado pelo reitor Mario Carneiro e pelo superintendente do Patrimônio da União no Rio de Janeiro, Paulo da Silva Medeiros. O reitor destacou que a atuação de Rufino, diretor da PPC antes de assumir a Pró-reitoria de Saúde (PR5), foi significativa para o sucesso das negociações. “É uma vitória muito grande para a Universidade, e o professor teve participação total nessa luta. Agora vamos seguir adiante para garantir a guarda definitiva”.

Referência há 55 anos

Criada em 1967, como Posto de Atendimento Médico (PAM) São Francisco Xavier, vinculado ao antigo Instituto Nacional de Previdência Social, a PPC foi incorporada à Uerj em 1995. Naquele ano, o reitor Hesio Cordeiro assinou um convênio de cogestão com o Ministério da Saúde. O acordo visava ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde, com a perspectiva de desospitalização, enfatizando práticas de saúde preventivas.

A unidade ganhou o novo nome em 1996, em homenagem ao médico, professor de grande expressão e ex-diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Américo Piquet Carneiro. Em 1999, a cogestão foi consolidada judicialmente com a assinatura da cessão de uso, renovada sucessivamente em termos aditivos, sendo o último publicado em 2006.

O PAM São Francisco Xavier, desde o início referência na América Latina em atendimentos à população carente, teve seus serviços ampliados, com a implementação de uma série de setores. Ao longo dos anos, a já então PPC passou a atuar de forma integrada com o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), desafogando este, ao se responsabilizar por serviços ambulatoriais.

O usuário do SUS foi o maior beneficiado pelo processo de incorporação, já que a assistência oferecida se tornou mais diversificada. Além disso, a unidade passou a contribuir para a formação dos alunos da área de Saúde, proporcionando a experiência prática, transformando-os em profissionais preparados para a ciência e o mercado de trabalho.

O local tornou-se uma Unidade Docente-Assistencial (UDA) da Uerj, possibilitando o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além da área médica, a PPC incluiu em seu quadro professores das faculdades de Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Serviço Social.

Atendimento multidisciplinar

A Policlínica Piquet Carneiro oferece atualmente mais de 30 especialidades e serviços, divididos em diferentes ambulatórios, entre eles os de Cardiologia, Gastroenterologia e o Centro de Infusão de Imunobiológicos. É referência no estado com o Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais e o Núcleo Odontológico para Pacientes com Necessidades Especiais. Realiza também exames e procedimentos cirúrgicos ambulatoriais.

Durante a pandemia, a instituição teve mais um resultado impressionante. Com o engajamento de todos os seus segmentos, destacou-se como um dos principais centros testadores e notificadores de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 no estado do Rio de Janeiro pela plataforma SUS-VE.

“Cerca de 50 mil pacientes são atendidos mensalmente na Policlínica. A PPC está crescendo e se tornando cada vez mais parecida com a Uerj: vibrante e com grande possibilidade de trazer benefícios para a população do Rio de Janeiro”, finaliza o pró-reitor Rogério Rufino.

Fotos: Assessoria de Comunicação da PPC