Plataforma Sou Uerj inicia cadastramento de alunos e servidores para emissão do novo cartão universitário

29/04/202311:40

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está lançando o Sou Uerj, uma nova plataforma de interação entre alunos, técnicos e professores. A ferramenta será utilizada inicialmente para acompanhamento de solicitação do Cartão Uerj, meio de identificação pessoal válido em todas as dependências da Universidade. O documento facilita, sobretudo, o acesso e pagamento de refeições no Restaurante Universitário Bruno Alves dos Santos, no campus Maracanã. Também pode ser usado para empréstimo e devolução de livros nas bibliotecas da Rede Sirius, bem como na entrada do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe). O cadastramento presencial para ingressantes nos cursos de graduação e pós-graduação a partir de 2019 começa no dia 2 de maio (veja todas as datas abaixo).

Antes de fazer o requerimento, todos devem atualizar os dados virtualmente. Os estudantes precisam verificar suas informações no portal Aluno Online e, caso seja constatado algum dado incorreto, é necessário preencher o formulário de atualização cadastral. No site do Departamento de Administração Acadêmica (DAA) também é possível pedir a inclusão do nome social.

Em seguida, é obrigatório registrar-se no ID Único e habilitar o e-mail institucional da Uerj. Aqueles que têm mais de uma matrícula ativa devem criar um e-mail para cada vínculo. O passo a passo com as instruções completas está disponível no site Sou Uerj.

Por fim, o cadastramento será realizado de forma presencial, mediante apresentação do documento de identidade e CPF, nos balcões do hall dos elevadores, no térreo do campus Maracanã. “Estudantes dos demais campi que quiserem fazer o cartão podem comparecer aos stands. Futuramente, levaremos os serviços para outras unidades da Uerj”, pontua Fábio Moraes, diretor-geral de Tecnologia da Informação (DGTI).

Confira o calendário de atendimento, sempre das 9h às 20h, de acordo com o ano de ingresso na Universidade:

2019 – 2 a 5 de maio

2020 – 8 a 12 de maio

2021 – 15 a 19 de maio

2022 – 22 a 26 de maio

2023 – 29 de maio a 2 de junho

Alunos que ingressaram antes de 2019, servidores e PCD que nunca tiveram o Cartão Uerj farão o requerimento nos guichês exclusivos 5, 6 e 7, respectivamente. Os demais serão atendidos nos guichês 1 a 4. “Quem já possui cartão, inclusive o provisório, será recadastrado na próxima fase, prevista para o segundo semestre. Nesse processo ocorrerá a transferência do saldo para o cartão novo”, explica Fábio.