Pesquisadores da área de Engenharia fazem levantamento detalhado sobre o avanço da Covid-19 em Resende

06/07/202010:55

Professores e alunos da Faculdade de Tecnologia (FAT), campus da Uerj em Resende, estão mapeando os casos de Covid-19 na cidade e divulgando atualizações diárias pela internet. O trabalho, que conta também com a participação de pesquisadores da Faculdade de Formação de Professores (FFP), surgiu de uma parceria com a Prefeitura Municipal.

“Os números de casos e de mortes eram informados em um boletim simplificado, pelas redes sociais. E eu expliquei que poderíamos fazer este detalhamento se eles (representantes da Prefeitura) nos fornecessem os dados. Foi um trabalho bem intenso durante 40 dias, até que tudo ficasse perfeito, todas as informações fossem passadas de forma bem correta e também fizéssemos nossos ajustes”, conta a coordenadora do projeto, Luciana Ghussn.

Segundo a professora, para apresentar os resultados no site Covid Painel Resende, o trabalho é dividido por etapas entre os integrantes das áreas de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. Um primeiro grupo faz a seleção e verificação dos dados; outro transforma os números em gráficos; e o último alimenta o painel de visualização rápida contendo os principais indicadores (dashboard), conforme o layout planejado.

O mapeamento em Resende foi inspirado no trabalho desenvolvido em São Gonçalo, pelo grupo de pesquisa Dinâmicas Ambientais e Geoprocessamento (Dageop) da FFP. Esta equipe também colabora com a FAT, elaborando relatório completo que mostra a incidência da Covid-19 em cada bairro, por meio de tabelas e mapas. Reunindo as duas unidades, a equipe conta, no total, com seis docentes e oito alunos de graduação.

Luciana Ghussn ressalta que o projeto contribui tanto para a Administração do município, que, com base no conhecimento científico, pode tomar decisões mais acertadas em relação à flexibilização do isolamento social, quanto para os cidadãos, que podem saber com transparência sobre o avanço do coronavírus na região. É também uma forma de aproximar a unidade dos moradores. “A FAT fica afastada da cidade, na Rodovia Presidente Dutra, e, por isso, muitos ainda não conhecem a faculdade, seus cursos e tudo que é feito aqui. Com esse trabalho, mostramos mais uma das aplicações importantes da Engenharia”, afirma.

A resposta foi positiva. “Começamos a divulgar o site numa quinta-feira, às 23h30, e na segunda seguinte já tínhamos contabilizado 4 mil acessos. Para uma população de 130 mil habitantes, acho que representa uma boa visibilidade, os moradores se interessaram em saber sobre esse detalhamento”, comemora a coordenadora.