Pesquisadores da Uerj estão entre os cientistas mais influentes do mundo, segundo rankings norteamericanos

18/12/202010:00

Oito professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) figuram entre os pesquisadores mais influentes do mundo, de acordo com estudo divulgado pela Public Library of Science Biology (PLOS Biology), editora sem fins lucrativos dos Estados Unidos, voltada a periódicos de Acesso Aberto (AA) em diversas áreas.

A pesquisa foi conduzida por uma equipe da Universidade de Stanford, liderada pelo médico e cientista John Ioannidis. Ao todo, 161.441 pesquisadores de várias nacionalidades foram listados, sendo 853 brasileiros. Os cientistas foram divididos em 22 áreas e 176 subáreas. Dois rankings foram produzidos: um reunindo os mais citados no ano de 2019 e outro com os mais citados ao longo da carreira. A metodologia para classificação leva em conta o número de artigos publicados, citações, autocitações, índice de coautoria e contribuições diversas.

Para o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da Uerj, Luís Antônio Campinho Pereira da Mota, é uma enorme alegria encerrar um ano tão difícil com essa excelente notícia. “É com muita satisfação que vemos professores e professoras de nossa Universidade na lista dos cientistas mais influentes no mundo. No ano em que a Uerj completou sete décadas, este resultado tem sabor ainda mais especial. É uma realização atingirmos este grau de relevância, atrairmos e darmos condições de trabalho a pesquisadores deste calibre, ampliando a já consolidada tradição de pesquisa da nossa Universidade.”

Conheça os oito cientistas da Uerj e respectivas áreas mencionados no estudo:

Guilherme Werneck (Saúde Pública) – Departamento de Ciências Humanas e Saúde – Instituto de Medicina Social (IMS)

Nilson Antunes de Oliveira (Física Aplicada) – Departamento de Eletrônica Quântica – Instituto de Física Armando Dias Tavares

Leonor Gusmão (Medicina Forense) – Departamento de Ecologia – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (Ibrag)

Carlos Mandarim de Lacerda (Nutrição) – Departamento de Anatomia – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (Ibrag)

Carlos Frederico D. Rocha (Zoologia) – Departamento de Ecologia – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (Ibrag)

Helena Godoy Bergallo (Zoologia) – Departamento de Ecologia – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (Ibrag)

Rosely Sichieri (Nutrição & Dietética) – Departamento de Epidemiologia – Instituto de Medicina Social (IMS)

Francisco J. B. Sampaio (Urologia & Nefrologia) – Departamento de Anatomia – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (Ibrag)