Pesquisa busca reunir dados da comunidade universitária para direcionar ações de promoção da saúde

21/11/202309:56

Está chegando ao fim o prazo de participação na primeira fase do Monitora Saúde, ferramenta inovadora de pesquisa populacional, voltada para os integrantes da comunidade da Universidade do Estado Rio de Janeiro (Uerj). A iniciativa, desenvolvida pela Pró-reitoria de Saúde (PR-5), em parceria com a Direção-Geral de Tecnologia da Informação (DGTI), tem como objetivo coletar dados relevantes que vão servir para o direcionamento de ações de promoção da saúde. Alunos, servidores e colaboradores podem preencher o formulário online até 30 de novembro, no site https://monitora.pr5.uerj.br.

Além de estar ancorada em endereço eletrônico seguro, a ferramenta atende às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a privacidade e a segurança das informações dos usuários. As respostas são contabilizadas de forma anônima, sendo o CPF solicitado apenas para evitar duplicidade.

O Monitora Saúde é uma nova versão do Monitora Uerj, que foi implementado em junho de 2022 para acompanhar dados referentes à vacinação e testagem de Covid-19 na Universidade. Com o término da pandemia decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a descontinuidade da testagem no campus Maracanã, a plataforma foi redesenhada.

Lançada no fim de agosto de 2023, essa atualização visa reunir informações sobre variados aspectos relacionados à saúde, como hábitos de vida, existência de doenças e vacinação. De acordo com a coordenadora de Apoio Técnico a Projetos de Saúde da PR5, Camilla Brandão, o levantamento vai direcionar futuras ações de maneira mais precisa, atendendo às demandas específicas identificadas em cada campus. “Os dados irão gerar índices de acompanhamento da saúde da comunidade e auxiliar na adoção de medidas práticas, como atividades envolvendo alimentação saudável e campanhas de incentivo a exercícios físicos, entre outras”, explica.

Resultados

Assim como no Monitora Uerj, o Monitora Saúde também contará com um painel gráfico que apresentará visualmente os dados ao fim do período da pesquisa. O recurso será útil para evidenciar os resultados obtidos e ajudar as unidades a perceberem necessidades pontuais. A transparência permitirá que diferentes setores da Universidade utilizem essas informações de maneira estratégica, impulsionando ações eficazes e colaborativas.

O preenchimento do questionário leva apenas cerca de três minutos. “Contamos com a participação e engajamento de todos nesta importante transformação positiva em prol da saúde e do bem-estar”, convida a coordenadora da PR5.