Painel do Monitora Saúde mostra informações sobre hábitos de vida da comunidade uerjiana

12/01/202418:21

A Pró-reitoria de Saúde (PR5) da Uerj divulgou, nesta semana, o painel com os resultados da avaliação preliminar do Monitora Saúde. A ferramenta reúne diversos dados sobre o estilo de vida dos membros da Universidade. Entre agosto e novembro de 2023, 1.532 estudantes, servidores e colaboradores responderam, de forma anônima e segura, ao primeiro questionário produzido.

O levantamento revela que a maioria das pessoas relata não praticar atividades físicas regularmente (54,24%). A maior parte considera “regulares” seus hábitos de vida e alimentares (45,76% e 43,41%, respectivamente). “Ao avaliar esses dois parâmetros, é possível traçar uma necessidade de desenvolver ações relacionadas à promoção da alimentação saudável e ao incentivo à prática de exercícios físicos”, comenta a coordenadora de Apoio Técnico a Projetos de Saúde da PR5, Camilla Brandão.

A pesquisa também mostra que cerca de 7% dizem ser fumantes e apenas 5,42% não participam de campanhas de vacinação. Segundo Camila, um número expressivo de indivíduos declarou ter doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial, patologias do trato respiratório, alergias e obesidade. “Apurar e estudar esses dados é primordial para a adoção de medidas e intervenções direcionadas a esses públicos específicos”, afirma.

Em breve, a equipe responsável pelo projeto vai iniciar o planejamento das ações a serem implementadas. A próxima etapa está prevista para começar ainda no primeiro semestre deste ano.

Lançado em agosto de 2023, o Monitora Saúde é uma parceria da PR5 com a Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação (DGTI), que deu continuidade ao Monitora Uerj. A primeira versão do sistema foi implementada em junho de 2022 para acompanhar dados referentes à vacinação e testagem de Covid-19 na Universidade.