Oficina de bijuterias resgata cápsulas de café do lixo

29/08/201912:44

Diretoria de Comunicação da Uerj

Rotina, rapidez, sabor! Os principais fabricantes estimam que, em 2015, mais 7 mil cápsulas de café expresso foram usadas pelos brasileiros. Apesar da praticidade, a maioria das cápsulas não é reciclada por conta do tamanho pequeno. O problema é que, com base no crescimento do mercado desse novo jeito de fazer café, os impactos ambientais podem ser agravados. Consumidora do produto, a sub-reitora de Extensão e Cultura da UERJ, Elaine Torres, desenvolveu uma técnica para transformar o material descartado em brincos, colares e anéis.

Segundo dados dos beneficiadores, o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil. As cápsulas são a segunda maneira mais popular no mundo para ingerir a bebida. Elas são feitas por uma mistura de matérias-primas, geralmente plástico e alumínio. O alumínio pode ser totalmente remodelado – o que é muito importante para o meio ambiente -, mas o descarte no lixo comum dificulta o reaproveitamento. Contudo, o reaproveitamento das cápsulas exige um esforço do consumidor: a reciclagem só é feita se as embalagens forem levadas até os pontos de coleta, que são escassos.

Entre as maiores marcas produtoras de cápsulas no Brasil, uma utiliza acessórios feitos de material totalmente reciclável e tem pontos de coletas apenas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Outra usa o alumínio e tem mais pontos de coleta pelo país. Apenas uma oferece o produto de maneira reutilizável: basta desmontar a cápsula, limpar bem e remontar. “Esse tipo de produto é benéfico para a natureza; visto que maioria dos consumidores não realiza o descarte correto”, avalia a professora.

Ela fez questão de passar seus conhecimentos em reciclagem na oficina Cápsulas de Café: O lixo que vira joia, na qual pulseiras, brincos e cordões foram feitos pelo próprio público. O evento aconteceu na quarta-feira (28/08), no Centro Cultural, campus Maracanã.

“Eu sou uma pessoa que consome café em cápsula e, a princípio, reutilizava as cápsulas de consumo próprio. Mas depois que comecei a fazer as oficinas, os meus amigos doam as cápsulas para mim.Todos os tipos de cápsulas são recicláveis.  Devemos é ter possibilidade de mais pontos de coleta para fazer o descarte consciente. Trabalho com todas as cápsulas, mas a oficina oferecida é para cápsulas metálicas”, afirma a professora Elaine. A oficina fez parte da exposição Arte Recicla, organizada pelo Centro Cultural.