Novo manual de cerimonial universitário traz orientações sobre a organização de eventos institucionais

03/10/202318:08

Os eventos são ações de comunicação institucional importantes não só para promover e divulgar as atividades da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mas também como um instrumento para manter positiva a sua imagem diante dos mais diversos públicos. Com o objetivo de esclarecer os principais pontos a serem observados, principalmente no que se refere às regras de protocolo, a Diretoria de Comunicação Social (Comuns) acaba de lançar uma nova edição do Manual de Cerimonial Universitário e Organização de Eventos.

A publicação reúne as principais informações relativas ao tema, desde o planejamento, a ordem de precedência na Uerj e exemplos de roteiros básicos para condução dos eventos, até uma relação dos espaços disponíveis na Universidade e os respectivos setores onde solicitar reserva.

Para definir os critérios para utilização do serviço de cerimonial prestado pela Comuns, a Reitoria emitiu um Ato Executivo de Decisão Administrativa (Aeda 082 de 16/08/2023). O documento, que acompanha o manual, também estabelece quais são as solenidades e eventos oficiais que demandam o protocolo adequado.

De acordo com o coordenador de Relações Institucionais da Comuns, Rodrigo Cruz, essa normatização foi muito importante: “Diversos setores nos procuravam para saber se os eventos que organizam deveriam seguir o cerimonial universitário, com composição de mesa solene com autoridades da alta administração da Uerj e mestre de cerimônias. Uma vez que o Aeda definiu as regras, isso deu mais liberdade às unidades administrativas e acadêmicas. Nos casos em que o protocolo não se aplica, oferecemos consultoria para a elaboração do roteiro de abertura dos eventos, como está previsto no artigo 4º do Aeda”, explica.

Equipe organiza e presta consultoria a eventos

De janeiro a setembro deste ano, a equipe da Comuns já participou da organização ou prestou consultoria em cerca de 40 eventos, dentre eles: cerimônias de entrega de honrarias, como a medalha da Ordem do Mérito José Bonifácio e a concessão de títulos de professores eméritos; solenidades com a presença de autoridades internacionais para a celebração de convênios e parcerias com a Uerj; eventos que marcaram datas comemorativas de setores da Universidade e aulas magnas de unidades acadêmicas.

O Manual de Cerimonial Universitário e Organização de Eventos, assim como o Manual de Uso e Aplicação da Marca Uerj, faz parte da Série Comunicação Integrada, lançada pelo selo Comuns Editorial, dedicada a temas como redação, relacionamento com a imprensa, boas práticas em mídias digitais, entre outros, que serão lançados em breve.

A publicação está disponível para download no Portal Uerj em formato digital.