Nota sobre prevenção a incêndio no Pavilhão João Lyra Filho

03/06/201914:42

As providências para a prevenção e combate a incêndio no Pavilhão João Lyra Filho (PJLF) da UERJ já vêm sendo tomadas.
Após a grave crise por que passamos, sobretudo em 2016 e 2017, temos buscado o retorno à normalidade acadêmica e administrativa em nossa instituição. Assim, especialmente a partir do segundo semestre de 2018, diversas licitações para obras de manutenção e acessibilidade nas diversas unidades da Universidade já foram realizadas e muitas delas se encontram em andamento.
Uma dessas foi a licitação pública para contratação de empresa para a verificação de toda a rede de incêndio no PJLF (Campus Maracanã), realizada no final de 2018. A empresa vencedora já está com a obra em andamento (Processo 10971/2014).
Desse modo, toda a rede hidráulica de combate a incêndios do Pavilhão João Lyra Filho está sendo reparada, de forma escalonada – incluindo a substituição de tubulações, registros e reparo das caixas de incêndio localizadas nos 12 andares dos cinco edifícios. A obra, iniciada em novembro de 2018, tem prazo de conclusão previsto para julho de 2019.
Existem extintores de incêndio nos andares, em número suficiente e adequados ao combate a cada classe de incêndio, revisados periodicamente;
Anualmente os agentes de segurança patrimonial da Universidade recebem treinamento para combate e prevenção à incêndio e prevenção de suicídio – o último treinamento foi realizado em outubro de 2018.
Está em fase final de elaboração projeto básico para contratação de empresa, devidamente habilitada, para brigada de incêndio.

Reitoria da UERJ