Diretoria de Comunicação da Uerj
É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento da artista plástica, carnavalesca e professora Rosa Magalhães. Ex-aluna de Letras da então Universidade do Estado da Guanabara (UEG), Rosa recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Uerj em 2022. No mesmo ano, doou à Rede Sirius de Bibliotecas o seu acervo iconográfico, com cerca de cinco mil croquis de figurinos e alegorias.
A artista assinou grandes trabalhos em dez escolas de samba do Rio de Janeiro e duas de São Paulo, desde 1971, tendo conquistado oito títulos do carnaval. Será sempre lembrada pela grandiosidade e pela exuberância de suas criações em eventos públicos marcantes, como a festa de abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e a cerimônia de encerramento das Olimpíadas Rio 2016.
Sobre o Honoris Causa, declarou à época: “Foi realmente uma honra enorme poder receber o título e espero fazer jus à confiança que depositam em mim. Agora não posso deixar a peteca cair”. A comunidade uerjiana e a população brasileira sabem que a sua obra permanece viva no imaginário coletivo, para sempre lembrada pela beleza e pelos afetos que cultivou.