Na Veia: documentário aborda impacto das varizes e tratamento oferecido nas unidades de saúde da Uerj

05/08/202118:37

Diretoria de Comunicação da Uerj

Você sabia que as varizes atingem quase 40% da população brasileira? Como é uma doença progressiva, em pessoas acima dos 70 anos de idade essa taxa chega a 70%. Dolorosas, elas podem dificultar as atividades laborais e até evoluir para quadros mais graves. A Liga de Angiologia e Cirurgia Vascular (Laciv) da Uerj lança, nesta quinta-feira (5), o documentário “Na Veia”, em parceria com o Centro de Tecnologia Educacional (CTE). A produção aborda a fisiopatologia das varizes e o impacto da doença na sociedade. O lançamento será às 20h, pelo canal da Laciv no YouTube, onde permanecerá disponível. 

Criada em maio de 2020, a liga acadêmica reúne alunos de Ciências Médicas que pretendem expandir o conhecimento da comunidade interna e externa à Universidade sobre temas ligados às doenças vasculares. A presidente da Liga, Ana Carolina Guertzenstein, diz que o documentário surgiu como uma alternativa para gerar informação. “O ‘Na Veia’ mostra o lado positivo da nossa saúde pública brasileira, acontecendo dentro da Policlínica Piquet Carneiro (PPC) e do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe)”, explica. 

Paciente em atendimento no CT Vascular

Essas duas unidades de saúde da Uerj concentram as atividades do Serviço de Cirurgia Vascular. As gravações do documentário captaram o dia a dia dos pacientes, suas angústias, expectativas e as consultas com o cirurgião Felipe Borges. Ana Carolina Guertzenstein lembra que a produção bruta foi realizada pelos próprios alunos e, durante esse processo, foi estabelecida uma parceria com o CTE, que proporcionou uma edição profissional para o vídeo, com animações autorais. Na pós-produção, a Liga contou com auxílio de um profissional de cinema para adaptar a linguagem médica ao entendimento do público. 

Tratamento com espuma

O doc “Na veia” registra a rotina da equipe do Centro de Treinamento Vascular (CT Vascular) instalado na PPC, onde acontece boa parte da pesquisa e do treinamento prático com equipamentos de última geração, prestando atendimento a mais de mil pacientes por mês. O ambulatório oferece um serviço de excelência por meio do SUS e as consultas são marcadas nas clínicas da família ou referenciadas pelos sistemas de regulação.

No documentário, é apresentada a inovadora técnica da escleroterapia com espuma, minimamente invasiva e realizada no próprio ambulatório, em poucas sessões. O procedimento consiste em injetar na veia dilatada um tipo de espuma com auxílio de ultrassom, tirando muitos pacientes da longa fila de espera por uma cirurgia. Mais rápido e acessível, o tratamento começou a ser oferecido na Uerj em 2017 e, de lá para cá, já beneficiou mais de cinco mil pessoas. 

O filme tem ainda o objetivo de estimular o interesse dos alunos ingressantes em cursos da área da saúde pelas especialidades de Angiologia e Cirurgia Vascular, servindo como um pontapé inicial para abrir seus horizontes. 

Confira o um trecho do “Na Veia” no instagram da Laciv.