Marcha Virtual ressalta a importância da ciência no enfrentamento da pandemia

02/05/202014:37

Notícia atualizada em 06/05/2020

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está somando forças com instituições de todo o país para a realização, no dia 7 de maio, da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil. O objetivo da manifestação, que terá atividades transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia, é chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e de suas implicações sanitárias, sociais e econômicas.

O pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da Uerj, Luís Antonio Campinho Pereira da Mota, que participou da organização da marcha em anos anteriores, afirma que o evento tem papel motivador. “Particularmente, as edições de 2016 e 2017 foram muito importantes para nós porque, mesmo que não quiséssemos, ficaram marcadas pela maior crise que a nossa universidade já viveu. Muitas manifestações de apoio ocorreram nestas marchas. E todas serviram não só para melhorar o nosso estado de espírito, mas também para impulsionar as soluções que acabaram surgindo”, explica.

Mota acrescenta que a marcha de 2020, pela primeira vez em formato virtual, acontece em um momento crucial. “Neste mundo em que vivemos atualmente, onde a importância da ciência é diariamente questionada, de uma maneira que se me perguntasse anos atrás eu diria ser impossível, esta atividade é fundamental para chamar atenção de todos para o fato que nossas vidas dependem muito da ciência. Só ela poderá evitar mais sofrimento nesta pandemia que atravessamos”, ressalta o pró-reitor.

Na corrida por respostas aos impactos devastadores da disseminação do coronavírus, os cortes no orçamento da área da ciência e tecnologia, assim como na educação e na saúde, impõem um desafio ainda maior. Laboratórios sucateados, bolsas cortadas, redução de insumos, além da campanha constante de desvalorização do conhecimento científico, tornam o trabalho de pesquisadores no país uma tarefa hercúlea. Ainda assim, cientistas brasileiros destacam-se pela qualidade dos estudos desenvolvidos e pela conscientização social sobre cuidados e proteção contra o novo vírus.

A Marcha Virtual pela Ciência visa reforçar essa luta por recursos adequados e reiterar os termos do Pacto pela Vida e pelo Brasil, publicado em 7 de abril. O documento, elaborado pela CNBB, OAB, Comissão Arns, ABC, ABI e SBPC, e que ganhou apoio de mais de uma centena de instituições e associações, pede união de toda a sociedade, solidariedade e conduta ética e transparente do governo, tomando por base as orientações da ciência e dos organismos nacionais e internacionais de saúde pública.

Entre as atividades previstas, a SBPC e as entidades que organizam a manifestação realizarão dois painéis de debates no dia 7 de maio – um às 10h30, dedicado à pandemia da Covid-19, e o outro às 15h30, abordando o financiamento da ciência brasileira. Além dos seminários on-line, serão promovidas duas ondas de tuitaços no dia, uma às 12h e outra às 18h, com as hashtags #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência.

Envie seu depoimento

Ao longo da semana que antecede a manifestação, a SBPC divulgará vídeos e depoimentos escritos de representantes das entidades científicas e acadêmicas, pesquisadores, estudantes, professores e amigos da ciência. Todos podem participar desta etapa da campanha com a produção de depoimentos curtos.

A Uerj estará presente oficialmente, por meio da Reitoria (assista ao vídeo do reitor Ricardo Lodi Ribeiro) e da Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2), mas convida toda a comunidade acadêmico-científica a produzir relatos pessoais sobre seus estudos e projetos. Podem ser feitos vídeos com duração de 30 segundos a um minuto, inclusive gravados em celular, preferencialmente com o aparelho na horizontal. O participante deve se apresentar brevemente no início, dizendo seu nome, atividade e instituição. Alternativamente, é possível também fazer a declaração por escrito, em até 120 caracteres. Todos os depoimentos devem ser enviados para o e-mail oficial do evento: marchavirtual@sbpcnet.org.br.

Programação do Rio de Janeiro

As associações de pós-graduação de universidades do Rio de Janeiro propuseram uma programação regional à SBPC. O painel organizado pela APG Uerj acontece às 11h45, abordando a importância da Ciência e da Tecnologia no estado do Rio de Janeiro. Haverá transmissão ao vivo pela TV Uerj. Confira a programação completa:

Marcha pela Ciência | Rio de Janeiro
PACTO PELA VIDA

9h30 | O que a Ciência sabe sobre o novo Corona vírus

11h45 | A importância da Ciência e Tecnologia no estado do Rio de Janeiro

14h | Impacto da COVID na cidade do Rio de Janeiro

17h | Ciência e gestão pública: A universidade e a cidade na luta contra o covid-19

18h30 | A Universidade e a informação científica em tempos de Coronavírus