Marca Uerj ganha ato executivo para regulamentar seu uso e manual ilustrado sobre aplicações corretas

31/05/202117:01

.
Ela já foi distorcida, desmembrada, teve suas cores alteradas, foi colocada de ponta-cabeça e até piscando, mas, assim como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), vem, há 70 anos, resistindo bravamente.

No entanto, como um valioso bem intangível da Uerj, a marca institucional precisa ser preservada e utilizada com muito zelo e critério. Foi justamente para proteger esse patrimônio que a Reitoria emitiu um Ato Executivo de Decisão Administrativa (Aeda) instituindo o desenho oficial da marca e regulamentando sua aplicação, que precisará ser adotada no prazo de 180 dias, tanto pelas unidades acadêmicas e administrativas da Universidade, como por seus parceiros externos.

O documento ressalta que “a marca Uerj está diretamente relacionada à sua identidade institucional, representando graficamente o valor social de sua imagem”. Por isso, deve ser utilizada “obedecendo-se estritamente as orientações e especificações técnicas, visando à sua preservação, bem como à manutenção de sua integridade e consistência”, pois “é dever de todos promover e fortalecer a imagem institucional da Universidade”.

Para divulgar as diretrizes necessárias e esclarecer dúvidas, a Diretoria de Comunicação Social (Comuns) elaborou um Manual de Uso e Aplicação da Marca Uerj, contendo informações e orientações ricamente ilustradas de como utilizá-la corretamente, seja sozinha ou em conjunto com outras. Os exemplos incluem desde a assinatura de e-mail institucional e cartão de visita até a personalização da frota de veículos. Além disso, destaca alguns usos indevidos frequentes, que precisam ser evitados a todo custo.

O Manual integra o Ato Executivo e está disponível no Portal Uerj, juntamente com os arquivos da marca. Em caso de dúvidas, a unidade deve sempre se reportar à Comuns pelo e-mail comuns@uerj.br

Selo editorial marca 25 anos da Diretoria de Comunicação Social

O Manual de Uso e Aplicação da Marca Uerj tem ainda um outro valor embutido. Ele inaugura a Série Comunicação Integrada, primeira publicação do recém-criado selo Comuns Editorial.

“Em 2021, a Comuns chega aos 25 anos de trabalho dedicados a uma comunicação pública, democrática e estratégica, em prol da construção diária de uma imagem positiva da nossa Universidade, abrindo espaço para sua participação no debate público com diferentes atores sociais e políticos. E a melhor forma que encontramos de celebrar essa data é com a produção e o compartilhamento de conhecimento”, ressalta a diretora da Comuns, Ana Cláudia Theme.

Além do Manual referente à marca, a Série Comunicação Integrada prevê a edição de novos volumes, reunindo os principais temas que baseiam o planejamento da área e as práticas cotidianas de qualquer organização contemporânea. Entre os tópicos selecionados, estão: cerimonial e eventos virtuais, relacionamento com a imprensa, boas práticas em mídias sociais, redação e estilo, entre outros.

Para lançar o selo e esse primeiro manual, a Comuns está programando um evento virtual sobre branding, que será divulgado em breve. Acompanhe a Agenda do Portal e não perca a chance de conhecer mais sobre o valor das marcas.

Saiba mais sobre o trabalho de comunicação institucional da Uerj, especialmente durante a pandemia. Confira a entrevista da diretora Ana Cláudia Theme à Rádio Uerj.