Livro da Faculdade de Ciências Médicas relata a experiência e o impacto da pandemia no Complexo de Saúde da Uerj

19/04/202217:03

“…lembro daquele dia que estávamos recebendo paciente atrás de paciente… muitos chegando… nem sabíamos o que fazer a não ser apagar o fogo e resolver o agora… isso tudo enquanto lidávamos com uma doença nova, obscura…” (Depoimento de E.R.I.)

Ninguém podia imaginar o que iria acontecer quando, em 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou oficialmente que o mundo enfrentava uma pandemia causada pelo coronavírus. Naquela ocasião, já havia registros oficiais de 110 mil casos em 14 países. O que ocorreu a partir da data se tornou parte da história e de nossas vidas.

Ainda hoje muito se conta sobre o drama das pessoas atingidas pela Covid-19 e o dos seus familiares. Também não faltam relatos sobre a luta diária dos profissionais de saúde da linha de frente, da retaguarda, de apoio, dos que trabalhavam para adequar as instalações existentes, dos que pesquisavam para entender como o vírus agia e como combatê-lo, dos professores e alunos que precisaram aprender a lidar com aulas a distância. Ao mesmo tempo, todos vivenciavam um permanente clima de tensão ao verem parentes, amigos e colegas abatidos pela doença e a dúvida de quem seria o próximo.

Com base no dia a dia das unidades de saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro nos últimos dois anos,  a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) lançou o livro “Experiências e impacto da pandemia pela Covid-19 no complexo de Saúde da Uerj”.

“A Uerj cumpriu seu papel nesse período na área da Saúde. Hoje as notícias sobre a pandemia ainda têm repercussão, mas com o tempo elas irão desaparecer. O objetivo do livro é deixar isso bem documentado”, explica o diretor da FCM, Mario Fritsch Toros Neves, que organizou a publicação, juntamente com a vice-diretora da faculdade, Alexandra Monteiro, e a coordenadora de pesquisa, Luciana Silva Rodrigues.

A obra, em formato e-book, tem 68 capítulos curtos reunidos em seis módulos: Experiências docente-assistenciais; Impacto no ensino; Promoção da saúde mental; Protagonismo discente; Papel das ligas acadêmicas; Pós-graduação, pesquisa e inovação. Eles reúnem relatos das experiências de profissionais e acadêmicos; a corrida contra o tempo das diferentes unidades e serviços para se adequarem a uma situação inesperada e desafiadora; a adaptação nem sempre fácil para aulas e reuniões online; estudos sobre o impacto do vírus e das sequelas da doença; e o desenvolvimento de técnicas para atendimento de pacientes de forma presencial, remota e híbrida.

Segundo o diretor da FCM, alguns colaboradores não conseguiram tempo para enviar suas experiências devido à sobrecarga de trabalho. “Mas outros enviaram textos, tabelas e figuras, demonstrando seu engajamento e dedicação às medidas de enfrentamento à pandemia sob diversos pontos de vista”. O número de artigos superou as expectativas, ultrapassando o dobro do esperado.

Aprender com a experiência

“…nos tornamos o apoio emocional e a esperança de pacientes e seus familiares diante do isolamento necessário… aos pacientes que diariamente nos ensinaram sobre coragem, meu muito obrigada!” (Depoimento de E.R.F.)

Mario Fritsch destaca a participação durante a pandemia de diversas unidades da Uerj, como o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), na assistência aos pacientes; a Policlínica Piquet Carneiro (PPC), instituição que mais fez testes no Brasil; além do voluntariado de professores e alunos da FCM e da Faculdade de Enfermagem, que realizou importantes ações na área de vacinação.

O professor conta que o livro relata não somente a experiência do impacto na assistência e na área de ensino, com a visão dos alunos, através das ligas acadêmicas e do diretório acadêmico. Também é abordada a preocupação com a saúde mental de todos os envolvidos, inclusive pacientes e seus familiares.

“Me pediu para que eu segurasse sua mão na hora do procedimento, e eu segurei até a sedação fazer efeito e ela dormir. Quando acordou, mandou me chamar e agradeceu.” (Depoimento da enfermeira Viviani)

O diretor acredita que, ao lerem os relatos e artigos, os alunos poderão ver que não estavam sozinhos e que o tempo todo houve um movimento conjunto para procurar alternativas de integração. Ele acrescenta que o livro é um registro importante para reflexões, análises comparativas e “uma referência para um futuro próximo quando estivermos numa situação melhor”.

Para Mario Fritsch, o livro é igualmente útil para os estudantes que ainda não tiveram a experiência do convívio em um curso superior ou começaram a vivenciá-la agora. “Muitos alunos que ingressaram em 2020 não conhecem seus colegas nem seus professores pessoalmente, ou mesmo os espaços físicos da instituição, mas já estão se encaminhando para o terceiro ano. Isso tem um impacto muito grande.”

O arquivo pdf de “Experiências e impacto da pandemia pela Covid-19 no complexo de Saúde da Uerj” pode ser baixado gratuitamente em  www.fcm.uerj.br.