Laboratório de comunicação recebe prêmio em Congresso

12/09/201910:15

O Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (Lacon) recebeu os prêmios Expocom 2019 na categoria Organização de Eventos e o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação na categoria Grupo Inovador, no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional) pelo seminário “imaginaRIO: pensando a cidade pós-megaeventos”. A premiação ocorreu nos dias 6 e 7 de setembro de 2019, em Belém – Pará. Realizado entre os dias 27 e 29 de novembro de 2018, o imaginaRio abordou os megaeventos e seus desdobramentos na cidade do Rio de Janeiro.

A realização do Seminário surgiu a partir do grupo de pesquisa “Comunicação Urbana, Consumo e Eventos”, que congrega 24 pesquisadores, dentre eles doutores, doutorandos, mestrandos e graduandos. O grupo é liderado pelo professor Ricardo Ferreira Freitas, coordenador do Lacon.

Jessica Dray, bolsista de iniciação científica do Lacon, foi quem apresentou o imaginaRIO para os avaliadores do Expocom 2019, assim como representantes de outras três regiões do Brasil. Todos que apresentaram seus projetos e disputaram o prêmio já haviam sido vencedores no mesmo congresso a nível regional.

“Foi minha primeira participação no Intercom e trazer o troféu na bagagem me dá um estímulo a mais para participar das próximas edições. Na cerimônia tive oportunidade de vivenciar aspectos culturais de Belém, como o carimbó”, ressaltou Jessica.

Voltado para o ensino, pesquisa e extensão, o Lacon tem como enfoque as temáticas da comunicação, do espaço urbano e do consumo em suas dimensões sociais, políticas e ambientais, atuando em diversas atividades, como organização de eventos acadêmicos; grupos de estudos; produção de conteúdo para o site do laboratório e para suas redes sociais; e clipping de notícias relacionadas aos temas do consumo, violência e megaeventos.

Sobre o Prêmio Luiz Beltrão

O Prêmio Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação é concedido para pesquisadores e grupos de pesquisa que se destaquem no meio acadêmico. A premiação é dividida em dois grupos. O primeiro grupo abrange os prêmios “Liderança Emergente” e “Maturidade Acadêmica”, concedidos a personalidades do meio acadêmico. O segundo grupo é formado por instituições, divididas em “Grupo Inovador” e “Instituição Paradigmática”, que abrange núcleos de pesquisa, cursos, departamentos, escolas, institutos, empresas, sindicatos, associações, ONGs ou órgãos públicos que tenham se notabilizado na pesquisa dos fenômenos comunicacionais.

Sobre a Expocom

A Expocom é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. Para participar, o autor deve fazer parte de uma Instituição de Ensino Superior (IES), e se inserir no âmbito de uma ou mais disciplinas acadêmicas da estrutura curricular do curso de graduação, com exceção feita apenas às modalidades de agências juniores nas categorias “Jornalismo”, “Publicidade e Propaganda” e “Relações Públicas e Comunicação Organizacional”.