Instituto de Matemática e Estatística inaugura “fábrica de milagres”

21/12/201808:43

Espaço conta com três bancadas, diversas tomadas, tanque de água para experimentos volumétricos e espaço para serralheria, permitindo o uso de equipamentos pesados

Professores, estudantes e pesquisadores da UERJ ganharam o espaço ideal para realizar atividades que vão muito além da ponta de lápis e do papel no aprendizagem da Matemática. Inaugurado na última terça-feira, dia 18, o Laboratório Reconfigurável de Licenciatura em Matemática possui estrutura física e ferramentas para experimentos com materiais como pirâmides de acrílico, grandes cubos, tanques de água, entre outros itens que podem auxiliam no ensino da disciplina.

Primeira sala desse tipo da UERJ, o laboratório conta com três bancadas, uma sala com diversas tomadas, tanque de água para experimentos volumétricos e espaço para serralheria, permitindo o uso até de uma serra elétrica para experimentos. O espaço foi projetado por engenheiros da Universidade para suportar equipamentos pesados e de alta voltagem. Futuramente, poderá ter um profissional especializado para manejar esse tipo de equipamento.

Responsável pelo projeto, o professor Luérbio Faria do IME, conta que o local era uma demanda antiga dos professores de Matemática da UERJ. “Eu vejo como uma fábricas de milagres. Agora nós temos um local para que a imaginação apareça e a gente consiga executar os projetos de educação em Matemática de maneira mais didática e simples. Estará aberto para qualquer professor que deseje trabalhar”, disse.

O laboratório fica na sala 6016F (sexto andar). Os professores interessados em fazer uso do espaço devem entrar em contato com o IME, que fica no campus Maracanã, Pavilhão Reitor João Lyra Filho, 6º andar. Para mais informações: www.ime.uerj.br.