Inscrições abertas para o Prodocência 2021, que irá contemplar professores e alunos de graduação com bolsas

02/02/202207:00

A partir de hoje (2/2) até o dia 10 de março, professores da Uerj podem inscrever seus projetos de trabalho para concorrer às 600 bolsas oferecidas pelo Programa de Incentivo à Docência na Graduação, conforme o edital do Prodocência 2021, lançado pela Pró-reitoria de Graduação (PR1). Cada projeto de trabalho selecionado será contemplado com uma bolsa de R$1.400,00 para o docente coordenador da proposta e até cinco bolsas de Articulação Acadêmico-Profissional para estudantes de graduação, no mesmo valor praticado nas demais modalidades vinculadas à PR1. As bolsas serão mensais, por até 24 meses durante a execução do projeto, não sendo permitida sua renovação antes do interstício de 12 meses.

O edital segue as bases determinadas no Ato Executivo de Decisão Administrativa (AEDA) 051/Reitoria/2021. O programa é mais uma das ações de valorização dos docentes na Universidade e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos de trabalho que articulem o ensino da graduação à prática profissional dos alunos.

Segundo o professor Lincoln Tavares Silva, pró-reitor de Graduação da Uerj, a expectativa é grande para o início do programa. “Espero que cresça e venha a ser aprimorado ao longo do tempo, contribuindo para o ensino da graduação e para as práticas e trabalhos nele fundados. Deixo meu convite fraterno aos docentes e discentes para que venham ser parte desta iniciativa como protagonistas do processo.”

Nesta primeira edição do Prodocência, o número de projetos aprovados será proporcional à quantidade de estudantes inscritos em disciplinas no período vigente. O quadro com o quantitativo máximo de projetos a serem contemplados por curso está disponível no anexo 1 do edital.

E mesmo as unidades acadêmicas que não possuem cursos de graduação também poderão propor projetos. O Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp), o Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT) e o Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro (IMS) poderão ter até dois projetos contemplados cada. Já o Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj), até oito.

Para o pró-reitor, abrir espaço para essas outras unidades acadêmicas é fundamental, pois, mesmo que não sejam responsáveis diretas pela oferta de cursos, todas têm colaborado historicamente com a formação na graduação. “Em maior ou menor grau, estas unidades também ofertam disciplinas aos estudantes de graduação, contribuindo para a inserção discente nos campos acadêmicos e profissionais”, explica. “O fato de estarmos oferecendo o Prodocência para todos os tipos e modalidades de cursos é outra perspectiva na qual a Uerj inova em suas ações de interface formativa, em parceria com a sociedade”, ressalta Lincoln Tavares Silva.

Quem pode participar

Pode se candidatar ao programa qualquer docente que atue na graduação do quadro efetivo da Universidade, em regime de 40 horas semanais e com no mínimo 4 horas alocadas em atividades de ensino da graduação nos últimos dois Planinds (2020.2 e 2021.1). Para a modalidade de coordenador de projetos, os docentes não poderão acumular recebimento de bolsa do Prociência. Já os alunos terão que ter cumprido no mínimo 20% da carga horária de seus cursos.

O processo seletivo

O processo seletivo será coordenado pelo Comitê Institucional de Avaliação do Prodocência, presidido pela direção do Cetreina, e auxiliado por Comitês de Avaliação constituídos nas unidades acadêmicas. Cada unidade definirá seu Comitê e as formas de recebimento das propostas.

A seleção será realizada em três etapas: 1) validação da candidatura; 2) análise do currículum vitae e 3) análise do projeto de trabalho. O Comitê de Avaliação da Unidade Acadêmica cuidará de todo esse processo e a listagem com as notas dos projetos deverá ser aprovada em Conselho Departamental. O resultado final, após recurso, será divulgado no dia 29 de abril.

Os coordenadores dos projetos selecionados deverão realizar a indicação dos bolsistas de graduação, respeitando o prazo e as exigências previstas no edital. A divulgação das vagas discentes será feita por chamada pública, assim como seu resultado.

Confira o cronograma completo e todos os detalhes no edital.