Inscrições abertas para cursos de graduação a distância no segundo semestre

07/04/202012:03

Estão abertas, até o dia 14 de maio, as inscrições para o Vestibular Cederj 2020.2. O consórcio, que reúne sete universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, oferece oportunidades em 17 cursos na modalidade de Ensino Superior a Distância (EaD) em regime semipresencial. A Uerj tem um total de 1.015 vagas para o segundo semestre, distribuídas em 18 polos instalados em diversas cidades, em três licenciaturas: Ciências Biológicas, Geografia e Pedagogia.

Os interessados devem fazer a solicitação pelo site do Instituto Selecon, organizador do concurso. A taxa de inscrição é de R$ 69,00 e deverá ser paga até o dia 15 de maio. Confira o edital completo.

Prova em junho

O concurso será realizado por meio de prova prevista para o dia 14 de junho. O exame terá 80 questões de múltipla escolha e uma redação. O resultado final será divulgado no dia 13 de julho de 2020.

Distribuição das vagas

Em cumprimento ao sistema de cotas instituído em lei estadual, um percentual de 45% das vagas na Uerj são reservadas da seguinte maneira:

– 20% para negros, indígenas e quilombolas;
– 20% para alunos oriundos da rede pública de ensino;
– 5% para pessoas com deficiência e filhos de policiais civis e militares, bombeiros e inspetores de segurança e administração penitenciária mortos ou incapacitados em razão do serviço.

O restante das vagas será destinado à ampla concorrência. Veja o quadro de cada curso e os polos disponíveis.

Graduação a distância com qualidade

Os aprovados e classificados no Vestibular Cederj serão alunos regularmente matriculados nas graduações da Uerj, assim como aqueles que fazem os cursos presencialmente. Já o material didático é especialmente preparado para a educação a distância, incluindo impressos, videoaulas e recursos multimeios. Existe ainda um sistema de apoio à aprendizagem baseado em duas formas de tutoria: presencial, com encontros semanais no polo regional mais próximo; e a distância, em que o estudante tem contato com mediadores pela internet e por telefone.

As avaliações são feitas presencialmente nos polos. Neste locais, há salas de informática e biblioteca, além de laboratórios de Biologia, Física e Química, entre outros, para atividades práticas.