Inscrições abertas para a seleção CAp-Uerj 2024: são 132 vagas destinadas a séries do ensino fundamental

07/08/202313:37

O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) abriu, nesta segunda-feira (7), as inscrições para o processo seletivo de 2024. São 132 vagas para 1°, 3°, 6°, 8° e 9° anos do ensino fundamental. Os responsáveis devem preencher o formulário online até 25 de agosto, no site www.cap2024.uerj.br.

Segundo a vice-diretora da escola, Mônica Almeida, a expectativa é que a procura seja alta. “O CAp é uma instituição de ensino pública que preza por uma educação de qualidade e pela formação integral, crítica e humanista de seu corpo discente, que será atuante na sociedade fluminense. Acreditamos que teremos muitos inscritos, como ocorreu em edições passadas”, afirma.

Prova de nivelamento e sorteio público

Os estudantes serão selecionados por meio de sorteio público, com realização prévia de uma prova de nivelamento para os candidatos aos 6°, 8° e 9° anos. A avaliação será aplicada no campus Maracanã da Uerj no dia 8 de outubro, e serão considerados aptos aqueles que obtiverem 50% de acertos em cada uma das partes da prova.

Ambos os sorteios, marcados para 28 de novembro, terão a coordenação de comissão composta pela banca administrativa do CAp-Uerj e representantes do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) e dos candidatos, que serão escolhidos entre os responsáveis presentes. O local e o horário serão indicados no Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).

Sistema de cotas

A seleção prevê reserva de vagas, destinadas a candidatos com renda per capita mensal familiar bruta igual ou inferior a R$ 1.980,00. As porcentagens serão distribuídas entre três grupos: negros, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e estudantes oriundos da rede pública de ensino. Filhos de servidores da Uerj também têm direito a vagas reservadas,  no 1°, 6° e 9° anos.

Nesta edição, o edital inclui, pela primeira vez, a ação da Comissão Permanente de Validação da Autodeclaração (CPVA). Além da análise de documentação comprobatória, serão realizadas entrevistas com os concorrentes, para verificar as condições declaradas.

Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser enviadas por e-mail para cap2024@dsea.uerj.br ou concurso.capuerj@gmail.com.