Concurso das instituições públicas de educação do Rio vai premiar trabalhos de mestrado e doutorado sobre o estado

25/08/202316:42

Estão abertas, até 30 de setembro, as inscrições para o 1° Concurso Público para Teses e Dissertações sobre o Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é selecionar trabalhos que estimulem a reflexão sobre o desenvolvimento social, urbano, econômico, político, cultural, ambiental, histórico e do patrimônio fluminense.

A iniciativa é promovida pelo Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Friperj), que tem a participação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Também conta com o apoio do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Serão contempladas financeiramente duas teses de doutorado e duas dissertações de mestrado. Haverá ainda menções honrosas aos textos que abordem a cidade do Rio de Janeiro de maneira central ou correlata. A premiação totaliza R$ 46 mil, sendo distribuída da seguinte forma:

Tese de doutorado

1° lugar: R$18 mil + bolsa de pós-doutorado concedida pela Faperj
2° lugar: R$ 12 mil

Dissertação de mestrado

1° lugar: R$ 10 mil
2° lugar: R$ 6 mil

Cada participante poderá submeter apenas um trabalho, redigido em português e defendido e depositado no período entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de julho de 2023.

As avaliações terão como critérios a originalidade, a relevância para a ampliação do conhecimento sobre o desenvolvimento social, urbano, econômico, político, cultural, ambiental, histórico urbano, patrimônio histórico do estado do Rio de Janeiro e a viabilidade do aproveitamento dos conteúdos na formulação de políticas públicas.

Dúvidas deverão ser encaminhadas por e-mail para cplipp@pcrj.rj.gov.br ou pelo site premioestadual-pcrj.hub.arcgis.com/

União em prol da eduçação pública

Criado em dezembro de 2022, o Friperj tem o propósito de firmar parcerias e reunir propostas de políticas para o fortalecimento da educação no Rio de Janeiro. A entidade reúne os reitores de dez instituições do estado. Além da Uerj, integram o grupo: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf); Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); Instituto Federal Fluminense (IFF); Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ); e Colégio Pedro II.