Incorporação da Uezo avança em homenagem prestada pela Uerj a governador e presidente da Alerj

27/10/202122:09

A incorporação da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) à Uerj está mais próxima de se tornar realidade. Em solenidade realizada nesta quarta-feira (27), no Teatro Odylo Costa, filho, o governador Cláudio Castro assinou mensagem para encaminhamento da proposta à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Na cerimônia, o governador foi investido no cargo de chanceler da Universidade; e o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano, recebeu o título de Grão-oficial da Ordem do Mérito José Bonifácio.

O reitor Ricardo Lodi Ribeiro ressaltou que, mesmo em um contexto de crise, o governador acreditou no potencial da Universidade, no sentido de encontrar soluções para os problemas fluminenses, tornando-a a maior agência de políticas públicas do estado. “É a primeira vez em muitos anos que nosso orçamento não está contingenciado. Por isso, a entrega desse colar não é meramente protocolar; é o reconhecimento que o governador tem exercido em plenitude o papel de chanceler”, afirmou.

Castro destacou que a parceria tem se fortalecido constantemente. “Desde que assumi, deixei claro que não queria continuar a política das Organizações Sociais, que tanto prejudicava a população, e gostaríamos de dar um caráter científico e técnico às políticas de saúde, educação, assistência social. Eu enxergo na Uerj uma das principais instituições do nosso estado para essa contribuição”, declarou o governador.

Já o deputado André Ceciliano lembrou que esteve junto à Universidade em importantes lutas, como a aquisição de imóvel para a nova sede do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj); a elaboração da Emenda Constitucional 71, que instituiu o pagamento do orçamento anual em duodécimos, essencial para a autonomia universitária; e, mais recentemente, a retirada de pauta de projeto de lei que pedia a extinção da Uerj. “Não sei se estou à altura para entrar no seleto grupo de personalidades que receberam esta honraria, mas reitero meu compromisso de fazer jus à medalha José Bonifácio”.

Mais um passo rumo à Zona Oeste

A proposta de incorporação foi oficializada pela Uezo em agosto. No mês passado, as comissões de Educação e de Ciência e Tecnologia da Alerj manifestaram apoio à ideia durante audiência pública. O Conselho Universitário da Uerj também votou favoravelmente. Com a assinatura da mensagem do governador, agora os deputados estaduais vão discutir e votar projeto de lei sobre o tema. De acordo com André Ceciliano, isto será feito o mais breve possível. “Acredito que em novembro já vamos conseguir fechar o PL e encaminhar para a sanção do governador”, disse o deputado.

A reitora da Uezo, Luanda Moraes, ressaltou que a medida vai ao encontro de esforços empenhados ao longo de 16 anos para manter a instituição. “É a consolidação da universidade pública, gratuita, de qualidade e de referência. Agradeço ao governador Cláudio Castro por enxergar essa solução como a melhor para atender os estudantes da Zona Oeste. Com certeza, esta é uma medida de interesse público, que enriquece a população e enobrece o estado, afirmou.

“Um governante que não ouve não está preparado. E não podíamos deixar de ouvir o clamor da Uezo, as dificuldades dos estudantes e corpo técnico. Com esta mensagem ao Legislativo, enfatizo que quem ganha é a educação do nosso estado, nossos jovens, que vão ter equipamento adequado, e os servidores, que terão condições de prestar melhor serviço”, ressaltou o governador.

Fotos: Daniel Barros Luz

Veja a reportagem da TV Uerj: