HUPE inaugura novas instalações

21/12/201812:54

Diretoria de Comunicação da Uerj

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) realizou, nesta quinta-feira, 20 de dezembro, a inauguração de duas importantes obras para a unidade: a Enfermaria da Clínica Médica e o Restaurante Hospitalar. A solenidade foi marcada pela homenagem póstuma ao professor da Faculdade de Ciências Medicina (FCM), Fernão Pougy da Costa Pinto, que ganhou uma placa que deu seu nome a Enfermaria Clínica. 

Fernão formou-se em Medicina pela então Universidade do Distrito Federal em 1960, onde se tornou professor e, posteriormente, chefe do HUPE. Mesmo aposentado, Pougy ia diariamente ao Hospital para compartilhar sua experiência com alunos e residentes. Para a filha do homenageado, Celina Costa Pinto, o HUPE era a paixão de seu pai e é muito gratificante receber essa homenagem pelos mais de 40 anos de trabalho pela instituição. “Ele sempre foi apaixonado pelo hospital e pelos pacientes. Chegar e encontrar, depois da crise, esse hospital tão bonito como o Pougy sempre sonhou, é motivo de alegria.” disse a Celina. 

Segundo o atual diretor da FCM e ex-aluno de Fernão, Mario Fritsch Toros Neves, é de grande importância para a instituição imortalizar os nomes daqueles que fizeram parte de sua história, assim também. “Essa iniciativa é algo que estamos esperando já há algum tempo.  Nós sabemos que as enfermarias de Clínica Médica precisavam de reformas para atender às novas exigências. Essa solenidade também é momento de valorização das pessoas que sempre se dedicaram e tem grande importância para história, como nesse caso do meu professor Fernão”, disse Fritz. 

O evento contou com a presença do diretor Geral do Hospital, Edmar José Alves dos Santos; do vice-diretor, Carlos Eduardo Virgini Magalhães; do sub-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Egberto Gaspar de Moura; do diretor do centro Biomédico, Mario Sergio Alves Carneiro; do diretor do centro de Educação e Humanidades, Lincoln Tavares Silva; do diretor do Centro de Tecnologia e Ciências, Luís Antônio Campinho Pereira da Mota; da diretora de Superintendência de Recursos Humanos, Márcia Caoduro; e da diretora de Administração Financeira, Maria Thereza Lopes de Azevedo.