Diretoria de Comunicação da Uerj

O Serviço de Hemoterapia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) lança neste sábado (01/06) a campanha “Junho Vermelho”. O objetivo é reforçar os estoques e aumentar o número de doadores. O banco de sangue Herbert de Souza faz parte da rede de serviços de Hematologia do Estado do Rio de Janeiro, atende a pacientes com doenças hematológicas, que dependem do sangue de outras pessoas rotineiramente, possibilita transfusões para pacientes de emergências e cirurgias e também transplantes de medula óssea. A campanha aproveita o Dia Mundial do Doador de Sangue, 14/06, para lembrar durante todo o mês que os estoques precisam ser mantidos.
O banco realiza, em média, 350 transfusões por mês. Em 2018, foram registradas aproximadamente 3600 doações. O número é baixo se comparado a anos anteriores. Em 2013, foram realizadas mais de 7000 doações e desde então o número vem apresentando queda. O local recebe cerca de 15 pessoas por dia, quando o ideal seria pelo menos o dobro.
Para a médica Flávia Bandeira, professora da Faculdade de Ciências Médicas e responsável técnica do banco de sangue, é necessário transformar a cultura em torno da doação de sangue. “É muito importante que a população compreenda a importância da doação de sangue, de forma regular. Em junho, com a chegada de temperaturas mais frias, observamos queda no número de doações que segue assim durante o inverno e férias. No HUPE, estaremos em campanha durante todo o mês de junho, lembrando que é graças aos doadores e doadoras de sangue que conseguimos manter cirurgias, transplantes e tratamento clínico para os nossos usuários”, revela.
Requisitos para ser doador:
Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
Para os menores de 18 anos, é necessário autorização dos pais em documento formal cedido pela unidade (Banco de Sangue Herbert de Souza);
Pesar no mínimo 50kg;
Estar descansado (ter dormido pelo menos 4 horas nas últimas 24 horas);
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa até 4 horas antes da doação);
Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).