Futuros cientistas: Faculdade de Formação de Professores e CTE se unem para oferecer colônia de férias gratuita

26/07/202110:28

Nesta segunda-feira (26), crianças das comunidades próximas ao campus da Faculdade de Formação de Professores da Uerj (FFP), em São Gonçalo, estarão curtindo o recesso escolar, mas têm um compromisso marcado pontualmente às 14h30: participar da Colônia de Férias Futuros Cientistas, iniciativa gratuita de grande sucesso interrompida pela pandemia nos dois últimos semestres, mas que retorna agora, com atividades remotas, graças à parceria inédita com o Centro de Tecnologia Educacional (CTE). Além de editar os vídeos a serem utilizados na Colônia de Férias, a equipe da TV Uerj é responsável pela veiculação das atividades em seu canal do YouTube, até o dia 30 de julho.

Os pequenos receberam kits da colônia de férias Futuros Cientistas.

Ao contrário dos anos anteriores – quando cerca de 100 crianças participaram da Colônia –, desta vez, por conta das limitações da pandemia, serão 30 inscritos, de sete a 10 anos. Todos eles receberam previamente o “Kit do cientista”, com os materiais que serão utilizados nas diversas atividades, entregues em sistema de drive-thru no estacionamento do campus da FFP. Toda a programação é desenvolvida por professores e estagiários do Departamento de Ciência da unidade.

Professora sentada em frente a uma mesa mostra os materiais utilizados para fazer um terrário como: garrafa pet, pedras, terra, água, etc. A oficina de terrários é uma das atividades da colônia de férias da FFP.
A oficina de terrários é uma das atividades da colônia de férias da FFP.

Entre as atividades previstas estão experimentos científicos, contação de histórias, oficina de malabares, desenho passo a passo, e muito mais. Uma preocupação dos organizadores foi promover práticas acessíveis a qualquer criança que assista aos vídeos, já que tudo foi pensado para o uso de materiais alternativos e de fácil acesso. A primeira edição do evento foi realizada em janeiro de 2019 e surgiu com o objetivo de aproximar a FFP dos estudantes da educação básica e suas famílias, além de incentivar a curiosidade pela ciência. Nas edições anteriores, a fila de espera chegava a 600 crianças.

Para este ano, o formato foi totalmente reformulado, como explica a coordenadora da Colônia, professora Hellen Beiral. “Pensar em uma colônia de férias científica, de forma remota, para crianças de 7 a 10 anos, foi um desafio imenso para todos os envolvidos no projeto. Nós buscamos agregar momentos de diversão com atividades que trazem conceitos científicos, pois não queremos repetir o que eles já estão fazendo na escola”, avalia.

Capacitação

Para que as atividades pudessem acontecer à distância, o primeiro passo foi providenciar para que professores e alunos da FFP responsáveis pela Colônia de Férias passassem por um treinamento remoto. O técnico de audiovisual do CTE, Félix Milesi, promoveu uma oficina de captação de vídeo. Depois que a equipe da Colônia gravou suas atividades em ação, o CTE realizou a edição do material. “A experiência de compartilhar os processos de produção audiovisual com a comunidade acadêmica, integrar os campi e colaborar para a difusão do conhecimento produzido pela Universidade é muito gratificante. Ainda mais sendo uma atividade com grande impacto social, como a Colônia de Férias”, afirmou Milesi.

Apesar do distanciamento social preconizado para a contenção da pandemia, a interação entre professores, alunos e participantes da Colônia não foi esquecida. Por isso, todos os dias, após a estreia das atividades, as crianças serão convidadas para um chat. “Assim, espero que a gente consiga estabelecer um diálogo para que a garotada possa apresentar as dúvidas e dificuldades, além de falar sobre os conceitos apresentados”, informou a professora Hellen Beiral.

Os vídeos da Colônia de Férias serão disponibilizados na semana de 26 a 30 de julho, sempre às 14h30, no canal da TV Uerj. Qualquer pessoa pode assistir.

E que tal um gostinho do que vem por aí, na Colônia de Férias Futuros Cientistas? Assista.